Quatro caminhões fazem a coleta seletiva em quatro setores da cidade diariamente

Americana

 

Com investimentos e a otimização da coleta seletiva nos últimos dois meses, o recolhimento de materiais recicláveis em Americana foi ampliado em 35% no município. Foram recolhidas 280 toneladas de materiais. As informações são do secretário de Meio Ambiente da prefeitura, Adriano Camargo Neves.

Segundo ele, em algumas regiões o serviço cresceu até 50%. “Na atual gestão do governo Omar Najar, houve investimento no conserto dos caminhões da coleta seletiva. Foram implantadas a coleta de óleo de cozinha e, mais recentemente, a coleta de eletrodomésticos, além da reorganização do cronograma do serviço nos bairros. Todas estas medidas e a realização de projetos de conscientização nas escolas e junto à população resultaram no aumento do recolhimento dos materiais recicláveis. Em alguns bairros, constatamos aumento de até 50%, como no Antonio Zanaga, Jardim São Paulo, São Pedro e Novo Mundo”, disse o secretário de Meio Ambiente de Americana.

Quatro caminhões fazem a coleta seletiva em quatro setores da cidade diariamente. Aos sábados, dois caminhões fazem o serviço nos condomínios. A coleta de eletrodomésticos é realizada mediante solicitação do interessado, assim como a de óleo de cozinha, bastando entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente.

O serviço de coleta seletiva fornece sacolas ecológicas, confeccionadas com lonas de outdoors doados por empresas, e orientações para o armazenamento dos recicláveis. “O acondicionamento correto dos materiais promove a eficiência operacional, possibilitando o aumento da capacidade de recolhimento de até 500 quilos por caminhão. Com o volume maior de recicláveis, evitamos o despejo destes materiais no aterro sanitário e as cooperativas são beneficiadas com a geração de renda”, explica o secretário.

A conscientização da população para a participação na coleta seletiva é realizada por meio de projetos, como o “Reciclando e Preservando”, que aborda as crianças nas escolas. “As crianças costumam cobrar seus familiares para a preservação do meio ambiente, por meio da reciclagem”.

O projeto aborda temas sobre resíduos, redução do consumo de água e sustentabilidade. Os alunos podem acompanhar a instalação de redutores de pressão/vazão nas torneiras, como medida de economia, recebem material educativo e interagem com boneco “Lixildo”, personagem que simboliza a reciclagem.

As solicitações dos interessados na coleta seletiva podem ser feitas na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 34717770.