O vice-prefeito Roger Willians se encontrou com a secretária de Meio Ambiente do Estado, Patrícia Iglecias, durante reunião de prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) em Itatiba. Na ocasião, ele a convidou para visitar a Represa de Salto Grande e verificar pessoalmente a situação precária em que se encontra o reservatório.

“Apresentei algumas imagens aéreas e outras feitas dentro do leito da represa para a secretária. Pedi para que ela venha ver de perto e, como professora e especialista,  se sensibilize com relação ao estado atual do reservatório”, disse Willians.

A secretária fez uma palestra aos prefeitos das 20 cidades que compõem a RMC, explanando sobre os projetos desenvolvidos pela secretaria. Ao final, ela afirmou que vai retornar à região para visitas aos municípios.

“A secretaria estará em breve na região e pedi que sua agenda fosse ampliada até Americana, onde convidaremos prefeitos e autoridades da região, além dos movimentos em defesa da represa com o SOS Represa do Salto Grande. É importante que o estado tenha noção in loco da degradação ambiental de nosso reservatório e o impacto que isso causa. O objetivo é conseguir ajuda para a recuperação e a despoluição”, finalizou.

De acordo com o vice-prefeito, o convite foi ratificado também ao assessor parlamentar da secretaria e ex-deputado Ricardo Montoro, que reafirmou o compromisso da agenda. Entretanto, será enviado um convite formal à Secretaria de Meio Ambiente do Estado, bem como os últimos relatórios e pareceres técnicos que indicam o grau de poluição e contaminação da represa.