Que tal aprender sobre a importância da árvore para a natureza plantando uma muda em um bosque? Ou ainda saber mais sobre a diversidade da fauna visitando um parque ecológico? É exatamente esta a proposta do projeto “Meio Ambiente Amigo da Escola” desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa em parceria com a Educação.

Através da iniciativa, as crianças do Ensino Fundamental da rede pública aprendem sobre biodiversidade, importância da preservação do meio ambiente e cuidados com fauna e flora na prática. “Através deste projeto trabalharemos vários temas como arborização, água, reciclagem, entre outros e, além da parte teórica, os alunos são convidados a vivenciar algumas experiências”, explicou a responsável pelo setor de Parques e Jardins da Prefeitura, Fernanda Dagrela.

Esta semana, um grupo de 24 alunos do 3º ano da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dante Gazzetta participou de um plantio de mudas no Bosque da Família, no Jardim Monte das Oliveiras, e em seguida visitou o Parque Ecológico Izidoro Bordon.

Plantamos, com a ajuda das crianças, cerca de 50 mudas e, além da parte prática, elas aprenderam sobre a importância das raízes das árvores, como elas respiram, quais espécies mais indicadas, como é seu desenvolvimento, entre outros assuntos ligados ao tema”, afirmou.

O prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, acompanhou o plantio junto da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Andréa Souza, do presidente da Câmara, Vladimir Antonio da Fonseca, o professor Bi, e da secretária de Meio Ambiente, Carla Lucena.

Estamos conscientizando e incentivando nossas crianças a cuidarem da natureza, da cidade em que vivem”, afirmou Carla. Após o plantio, as crianças seguiram para o Parque Ecológico Izidoro Bordon e foram recebidas pela responsável pelo espaço, a veterinária Paula Faciulli. “No Parque, elas visitaram os recintos e puderam conhecer um pouco mais sobre a rotina e os cuidados dos animais”, disse Fernanda.

Através de ações como esta conseguimos conscientizá-las desde cedo sobre os cuidados com o meio ambiente”, afirmou Fernanda. “Acreditamos que se realizarmos um trabalho sólido de educação ambiental, as crianças vão levar estes ensinamentos para a vida toda e também ajudarão a multiplicar estes conhecimentos junto de sua família e amigos”, finalizou.

Fotos: Osnei Réstio