Publicado originalmente no portal Pensamento Verde

Dentro da discussão sobre sustentabilidade, um ponto sempre foi motivo de discórdia, protestos e muita reclamação: a embalagem. Em supermercados de grande ou pequeno porte, lojas de conveniência, entre outros estabelecimentos, o consumo cada vez mais feroz da sociedade resultou ao longo dos anos na produção de incontáveis produtos e, consequentemente, no descarte de milhões de toneladas de embalagens na natureza, gerando um impacto ambiental preocupante e ainda longe de uma solução.

Todavia, um passo para mudar este cenário foi dado em Paris. Na capital francesa foi inaugurada a primeira unidade da Biocoop (rede especializada em produtos orgânicos) que não utiliza uma embalagem sequer! Chamada de Biocoop21, a nova unidade faz referência à Conferência do Clima Paris 2015 (COP21), que será realizada em dezembro na cidade luz. No supermercado são mais de 250 produtos orgânicos, secos e frescos, como legumes, frutas, pães, arroz, massas, queijos, entre tantos outros já disponíveis ao público. A Bicoop21 possui 65m² e trabalha com produtos do mundo todo, porém 150 são locais.

Como os consumidores compram na Bicoop21?

Quem estiver viajando por Paris e quiser comprar algo da primeira loja 100% sem embalagens da capital francesa tem duas opções: levar as próprias embalagens ou comprar sacolas reutilizáveis, frascos de vidro ou sacolas de algodão orgânico que são vendidas na própria loja, sendo todas as embalagens fabricadas com materiais reciclados. Gostou da ideia? Então corra… A Biocoop21 é uma “loja teste” e ficará aberta até o dia 30 de dezembro de 2015. Somente será instalada definitivamente se o retorno do público for positivo neste período.

O que achou da ideia? Funcionaria em seu bairro? Você compraria em uma loja igual a Biocoop21?