*Publicado originalmente no portal Pensamento Verde

O Uruguai é um país que já há algum tempo se destaca na América Latina por políticas públicas muito modernas e, por vezes, até mesmo polêmicas. O país de 3,4 milhões de habitantes possui bons desempenhos também no que se refere a políticas voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.

Nos últimos 10 anos, o país investiu em infraestrutura e implementação de energia limpa e, hoje, consegue garantir 94,5% de energia de fontes sustentáveis. O comunicado foi feito por Ramón Méndez, Diretor Nacional de Energia do Uruguai, na Conferência Sobre o Clima, realizada em Paris.

As fontes que tiveram o investimento do governo são provenientes de diversas matrizes. Turbinas eólicas, biomassa e energia solar formam uma poderosa rede enérgica que garante grande grau de estabilidade e segurança para o abastecimento das cidades e do campo. A energia hidrelétrica também possui uma participação importante nesse percentual.

Os dados do Uruguai são inspiradores para todos os países do mundo por seu sucesso e pela rapidez com que foi executado. Esse exemplo vem como um belo impulso para convencer líderes de nações que ainda não enxergam os benefícios que esse tipo de investimento traz, inclusive, representando economia aos cofres públicos.

*www.pensamentoverde.com.br