Parlamentar ressalta que já faz cinco meses que a rede pública não realiza agendamentos

A vereadora Maria Giovana exige a volta imediata das consultas e exames realizados nos postos de saúde dos bairros, em Americana. Atualmente, as unidades de saúde estão atendendo somente casos suspeitos de coronavírus. Segundo ela, com a suspensão dos atendimentos outras doenças podem se agravar no município.

Nos últimos dias, Giovana foi até os postos de saúde e constatou que os trabalhos podem ser realizados com os devidos cuidados de higiene e distanciamento social. A vereadora protocolou um documento na Prefeitura pedindo a volta das consultas e exames.

Giovana ressalta que já faz cinco meses que a rede pública não está realizando agendamento de consultas. “Não consigo compreender essa decisão de não realizar agendamentos. Os postos de saúde possuem pessoas capacitadas para realizar os exames com segurança. Não faz sentido”, afirma ela. A parlamentar foi pessoalmente nos postos da Vila Mathiensen, Jardim Boer, Cariobinha, São Vito, Jaguari e Parque Gramado.

Uma das preocupações da vereadora é o agravamento das doenças que poderiam ser detectadas nas consultas. “Estudos apontam que doenças como o câncer e problemas no coração podem se agravar caso não voltem os atendimentos imediatamente”, alerta Maria Giovana.

De acordo com ela, os atendimentos jamais deveriam ter sido suspensos na cidade. “Muitas doenças, como o câncer de mama, por exemplo, são detectadas nas consultas em postos de saúde. Isso acontece também com outras doenças. Se ficarmos sem consultas e exames, a situação vai se agravar cada vez mais. Os casos serão em maior número e com mais complicações” afirma a vereadora.

Maria Giovana protocolou um pedido junto à Prefeitura requisitando a reabertura imediata dos postos de saúde. “Muitas consultas e exames foram reagendados e não sabemos quando serão realizadas. Isso com certeza vai agravar outras doenças”, explica a parlamentar.

pg3