Com investimento da ordem de R$ 2,3 milhões, espaço conta com campos, quadras e área de caminhada

As obras para revitalização da orla na Praia dos Namorados foram concluídas. Com investimento total de R$ 2,3 milhões, proveniente do convênio firmado entre a Prefeitura de Americana e o Ministério do Turismo, o prefeito Omar Najar (MDB) entregou a obra no mês passado. A solenidade marcou o término da revitalização e das obras na orla. Segundo a prefeitura, a recuperação tende a intensificar novamente o setor econômico e turístico do local.

Nos 1.105 metros de extensão da orla, foram feitas inúmeras melhorias, entre elas, reforma completa nos sanitários públicos, instalação de chuveirões, manutenção completa na rede hidráulica, construção de pista de ciclismo e caminhada e reforma nas quadras esportivas. De acordo com a Secretaria de Cultura de Turismo, a obra começou em administrações passadas, ficou paralisada durante anos por problemas de execução e foi retomada em janeiro deste ano, pela empresa Placon.

“Agradeço a luta do Fernando Giulliani (secretário de Cultura e Turismo) e quem sabe a próxima administração se dedique para revitalização da Praia Azul”, afirmou Omar. Emocionado, Fernando Giuliani, agradeceu o apoio de todos que contribuíram para que a reforma fosse realizada. “No mandato do prefeito Erich Hetzl apresentamos o projeto aos moradores da Praia Azul e foi aprovado, mas anos depois, com outra administração no comando, a revitalização simplesmente parou. Quando começou a administração do Omar vimos que as obras estavam paradas e decidimos retomá-la. Aproveitamos para atualizar e melhorar o projeto, hoje estamos entregando a maior parte do projeto, mas vamos continuar buscando recursos e parceiros para melhorar cada vez mais a orla”, disse.

Diversos serviços foram feitos no local que estava há anos sem receber melhorias e era considerado antigamente como um dos principais pontos turísticos da cidade. O projeto incluiu demolições; movimento de terra; manutenção na rede de galeria pluvial; instalação de lombofaixas; pavimentação; instalação de piso; criação de ciclovia; sinalização completa de trânsito; instalação de acessibilidade; manutenção geral na rede hidráulica; mobiliário urbano; canaletas de água pluvial; reforma completa dos sanitários públicos; reforma das quadras esportivas; reforma do campo de futebol; reforma na quadra de areia; instalação de chuveirões; paisagismo e gramado; acesso ao Barco Escola com piso intertravado; implantação geral; instalação de lâmpadas de LED.

Os dois quiosques já existentes também foram reformados e, de acordo com Giuliani, há possibilidade em abrir outros dois quiosques.

Durante a reforma, a Sectur contou com o apoio das secretarias de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, Meio Ambiente e do DAE.

Mesmo com a inauguração, as quadras esportivas e os sanitários continuarão fechados, obedecendo às orientações dos órgãos competentes de saúde em relação à pandemia do Covid-19.

Recantos_Agosto 2020_page-0007