Método patenteado consegue reformar edificações em risco de demolição e traz benefícios ambientais

 

A Construtora Gallo, que trabalha principalmente com projetos e construções de médio e grande porte, desenvolveu um sistema único de reforma que permite a recuperação completa de edificações ameaçadas. O sistema, que recebeu patente em 2012, utiliza estacas fracionadas de concreto armado e recupera desde as fundações que sofreram danos por afundamento do solo e rompimento de tubulação, entre outros, até a estrutura completa do imóvel.

“O nosso sistema recupera construções duramente ameaçadas e que, normalmente, seriam demolidas para dar lugar a outra construção. Isso significa uma redução de gastos considerável”, observa o diretor da construtora, Emílio Gallo Júnior.

Gallo avalia que, normalmente e na grande maioria dos casos, os custos com a reforma giram em torno de 8% do valor total do imóvel. A construtora dá garantia de 30 anos para as edificações recuperadas pelo sistema, que traz ainda a vantagem adicional de não gerar entulho que ocorreria em caso de demolição. O entulho de construção é um dos grandes problemas ambientais dos centros urbanos maiores.

35 ANOS

Gallo relata que o método, que ele começou a desenvolver há 35 anos, já salvou um grande número de residências, obras públicas e edificações comerciais. Entre as obras públicas, o sistema da construtora já salvou da demolição escolas, postos de saúde e até o antigo prédio da Prefeitura de Nova Odessa, ao lado da linha férrea.

Recentemente o sistema foi utilizado na recuperação de uma residência de alto padrão, em Campinas, com 260m² de área construída e que, com apenas 20 anos de construção foi interditada por apresentar rachaduras.

Com a recuperação das fundações, feita em 15 dias, e depois das paredes, com duração de 20 dias, o imóvel foi totalmente recuperado. “Aí foram só trabalhos de pintura e troca dos pisos e pintura”, relata.

O sistema é tão bem-sucedido e reconhecido no setor que, hoje, as reformas absorvem 50% do trabalho da construtora, embora a Gallo execute também todo tipo de obra, desde o projeto até a construção completa e a regularização do imóvel.

 

Recantos_da_Terra_Setembro_page-0006