Peixe na dieta vai além da Semana Santa
Importante símbolo da tradição cristã, o peixe oferece uma das carnes que mais benefícios traz para a saúde humana
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A Páscoa, comemorada em todos os países onde prepondera a fé cristã, celebra a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após sua crucificação. A data sempre cai em um domingo, mas as atividades começam na Quinta-feira Santa, com a cerimônia de lava-pés, rito que revive a última ceia, quando Jesus lavou os pés de seus apóstolos, simbolizando humildade e purificação. No dia seguinte, hoje a Sexta-feira Santa Jesus foi condenado, carregou a cruz e foi crucificado.

O hábito de comer apenas peixe e nada de carnes vermelhas, nessas datas tão caras à liturgia cristã, remete ao ato de jejuar, à abstinência e simplicidade, uma vez que o peixe era a comida dos mais pobres naqueles tempos. Mas remete também ao próprio símbolo do cristianismo. A palavra peixe em grego, “icthis”, são as primeiras letras, também em grego, da frase “Jesus Cristo Filho de Deus Salvador”.


ALIMENTO PODEROSO

Hoje, as modernas áreas da ciência ligadas à nutrição, nos dão muitos motivos para incluir os peixes na dieta diária. Além de fornecer proteínas essenciais e ser uma carne de baixas calorias – por isso sempre indicada em dietas de emagrecimento – o peixe contém um grande número de vitaminas e substâncias essenciais para o bom funcionamento do corpo e na prevenção de muitas doenças.

As proteínas são nutrientes importantes para a formação da massa muscular, da pele, cabelos, das células e do sistema imunológico. A grande quantidade de proteínas da carne do peixe permite que ela substitua todas as outras carnes na dieta diária.

Os nutricionistas indicam, para a obtenção plena dos benefícios, que o peixe deve ser consumido uma ou duas vezes por semana, mas nada impede que seja consumido diariamente por aqueles que gostam.

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Alguns benefícios de comer peixes

ÔMEGA 3 - Só é encontrado no peixe e em algumas sementes. Poderoso elemento antioxidante e anti-inflamatório, reduz o colesterol ruim e aumenta o bom. Essencial na prevenção de diversas doenças.

GORDURAS BOAS - Especialmente os provenientes de água salga- da, como atum, sardinha e salmão, pois são ricos também em ômega-3, nutriente presente nas águas profundas do mar. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

MEMÓRIA E ALZHEIMER – Fornece nutrientes como cálcio e fósforo, importantes na transmissão de impulsos nervosos e na manutenção da massa cinzenta do cérebro.

VITAMINA D - São as melhores fontes de vitamina D na alimentação, especialmente os peixes gordos, pois essa vitamina fica armazenada na gordura. Previne problemas diabetes, infertilidade, câncer e problemas cardíacos. Essencial para o sistema imunológico.

VITAMINA A – Antioxidante essencial para proteção das células contra diversas doenças, como o câncer. Melhora a visão e reduz rugas.

MUITO POTÁSSIO – Elemento fundamental para regularizar pressão arterial. Evita desenvolvimento de pedras nos rins, melhora a capacidade mental, alivia dor de cabeça e controla cãibras musculares.

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