O dono das águas baianas
Compartilhe nas redes sociais

No oeste da Bahia, região onde predominam o Cerrado e o agronegócio, estão seis dos dez maiores municípios em extensão do Nordeste brasileiro. Em um deles, Formosa do Rio Preto, se encontra o Condomínio Agronegócio Fazenda Estrondo, megalatifúndio de cerca de 305 mil hectares, quase duas vezes o tamanho de São Paulo.

Foi nele que a Agência Pública (apublica.org) identificou que um único CPF tem autorização do governo do estado para captar água suficiente para abastecer toda a população de Salvador, que tem cerca de 2,9 milhões de pessoas, segundo o IBGE.

O volume de água concedido a esse único CPF, 466,8 milhões de litros por dia, pode ser retirado de dois rios na região por Fernando Luiz Schettino Moreira, de 75 anos. É dele a maior quantidade de água outorgada a uma pessoa, empresa ou grupo familiar no oeste baiano.

A reportagem da Agência Pública identificou também que pouco mais de duas dezenas de nomes ligados ao agronegócio podem captar de graça até 1,8 bilhão de litros diários, um volume capaz de abastecer 11 milhões de pessoa.

Schettino é um empresário fluminense do ramo logístico, acionista da Tegma, uma das principais operadoras logísticas do país, e mora em um condo[1]mínio de luxo na zona sul de São Paulo, a mais de 1.100 quilômetros do oeste baiano, onde estão as fazendas.

A despeito de não ser um nome consolidado no agronegócio da região, Schettino obteve do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos duas outorgas hídricas em seu nome, ambas válidas até setembro de 2023. A maior das autorizações permite que o empresário capte 326,8 milhões de litros de água por dia do rio Arrojado, para irrigar 4.837 hectares com pivô central, durante 21 horas por dia.

A outorga de Schettino representa mais do dobro da quantidade de água que a empresa Lavoura e Pecuária Igarashi tinha autorização para retirar do Arrojado em 2017, quando uma das fazendas da empresa foi invadida e depredada por moradores da região, que vinham sentindo o impacto da vultosa captação feita pelo empreendimento agrícola

Powered by Froala Editor

Powered by Froala Editor

Powered by Froala Editor