Em busca de Chicó: aula de meio ambiente e união
Gibi lançado pela Abadá Capoeira de Americana chega junto com aulas de capoeira no Pós-represa
Compartilhe nas redes sociais

O gibi “Sítio do Chicó: o sumiço do Chicó”” é mais do que um gibi. Criado, produzido e distribuído pela Abadá Capoeira de Americana ele é também um instrumento pedagógico e de ligação com jovens da periferia urbana da cidade ou de comunidades carentes.

A Abadá Capoeira tem um forte trabalho com essas comunidades e durante as apresentações e as aulas o gibi é distribuído para discutir questões ambientais e ensinar práticas ligadas ao meio ambiente. O gibi, que teve uma tiragem inicial de 4,5 mil exemplares, também tem sido distribuído em creches e escolas de Americana. 

O gibi conta a história de um grupo de jovens estudantes da Abadá, num dia em que Chicó, o cachorro de estimação do Sítio do Chicó, sumiu. O Sítio do Chicó é uma área pública de pouco mais 7 mil metros quadrados, que a Abadá assumiu, reflorestou e cuida desde 2011. Lá também são ministradas aulas de capoeira e rodas de conversa com os alunos. 

Durante a procura por Chicó, o grupo vai aprendendo lições sobre cuidados e ações práticas de preservação do meio ambiente, desde a forma correta de armazenar e descartar lixo, até o plantio de árvores e atenções com plantas e animais.

NO PÓS-REPRESA 

A última leitura e distribuição do gibi foi feita no assentamento Milton Santos, onde Abadá começou a dar aulas semanais desde o início deste mês de fevereiro e faz parte de um projeto que pretende ampliar também para outras áreas do Pós-represa, como o Monte Verde e o acampa mento Roseli Nunes. 

“Nós já fizemos várias ações nessas regiões no passado e sempre gostaríamos de iniciar aulas por aqui, mas ainda não tinha dado certo. Agora, felizmente, conseguimos começar. Já estamos com 40 estudantes, meninos e meninas, e já tem outros e outras querendo se inscrever. Creio que logo vamos ter que arrumar um espaço mais amplo para continuarmos”, relata Sidnei Maurício Tempesta, o Mestre Pernilongo, instrutor e dirigente da Abadá

Powered by Froala Editor