Dengue avança e traz novos alertas
Brasil registra nova linhagem mais contagiosa e com sintomas mais graves em pacientes
Compartilhe nas redes sociais

Num momento em que a vacinação em massa parece ter garantido o controle, ou pelo menos uma forte trégua, na pandemia da Covid-19, o Brasil volta a enfrentar uma pesada pandemia de dengue que já se alastra por todas as regiões de Americana. Números contabilizados até a metade deste mês de maio mostram que a cidade já teve quase 2.600 casos confirmados, desde o início do ano, e mais de uma centena ainda aguardam confirmação. O número de mortes, seis confirmadas desde o início do ano, é o maior índice já registrado no município.

E a preocupação extra das autoridades de saúde com esse novo surto da doença tem razões especiais. Além de encontrar os sistemas de saúde pública debilitados pelo enfrentamento à Covid-19, surgiu em Aparecida de Goiânia (GO) uma nova linhagem da dengue, mais transmissível e com sintomas mais graves.

A descoberta foi feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás, em parceria com a Fiocruz, após uma análise de 52 amostras de soro de pacientes de todo o estado. De acordo com autoridades de saúde, a proliferação da nova cepa ameaça agravar onda da doença.

Em Americana, o PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) avança. Só nas duas primeiras semanas deste mês de maio foram realizadas 11.683 visitas para controle de criadouros e 972 imóveis foram nebulizados, principalmente em bairros com altos índices de casos confirmados.

A CPFL, por meio de seus leituristas, está informando ao Programa Municipal quando encontra imóveis que estejam irregulares. A partir dessas informações, os agentes do PMCD vão até esses imóveis para eliminar os criadouros, orientar os proprietários, além de outras providências, se necessário.

SALA DE AULA

Mas todas as estatísticas mundiais confirmam que só essas medidas são insuficientes para controlar os surtos. A educação e a participação da população no controle de criadouros no quintal, dentro de casa e em terrenos baldios vizinhos também são fundamentais.

Nessa direção, a Uvisa (Unidade de Vigilância em Saúde), firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria Regional de Ensino de Americana, para contar com os alunos como aliados no combate à dengue. A proposta é que os professores reforcem as orientações sobre a prevenção, com o desenvolvimento de atividades sobre a doença.

Em reuniões virtuais, o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes e o diretor da Uvisa, Antônio Donizetti Borges, conversaram com representantes das duas instituições de ensino para alinhar propostas pedagógicas voltadas ao combate à dengue. As ações deverão envolver aproximadamente 14 mil alunos da rede municipal e 30 mil da estadual.

De acordo com o responsável da Vigilância Ambiental, a ideia é que os estabelecimentos de ensino promovam atividades pedagógicas voltadas ao tema, sejam por meio de trabalhos teóricos ou ações práticas que terão, inclusive, o apoio direto da Uvisa na orientação das atividades sugeridas pelos diretores. “A ideia foi sensibilizar os diretores com a situação atual da dengue. Agora, esperamos o envolvimento dos alunos em trabalhos pedagógicos de apoio ao combate à doença”, exemplificou.

 

Powered by Froala Editor

Powered by Froala Editor

Powered by Froala Editor