Thiago Martins concretiza plano de mudança da sede da Câmara
Novo prédio tem melhores condições de atender a população de Americana
Compartilhe nas redes sociais

O presidente da Câmara de Americana, vereador Thiago Martins (PV), concretizou o sonho de dar ao Poder Legislativo uma nova sede com melhores condições para atender a população. A solenidade de inauguração oficial ocorreu no dia quatro de junho, contando com a participação dos vereadores, autoridades locais e regionais, colaboradores e munícipes, entre outros convidados.

Na ocasião, Martins agradeceu o apoio que recebeu desde que tornou público o objetivo de mudar de prédio para oferecer uma melhor estrutura para receber a população e reforçou a importância de um Legislativo atuante e próximo do cidadão. “Agradeço a todos que apoiaram e trabalharam arduamente para que pudéssemos inaugurar este espaço que é da população. Um dos nossos objetivos à frente da Câmara é trazer as pessoas para perto do Legislativo, para que usufruam do espaço e acompanhem o dia a dia dos vereadores, conhecendo a realidade do trabalho que é realizado e o resultado que isso traz para a cidade”, disse

Durante a cerimônia houve a apresentação da Banda Municipal de Americana “Monsenhor Nazareno Maggi”, homenagem aos ex-presidentes do legislativo americanense e descerramento das placas de inauguração e de denominação da nova sede. Como parte das ações da Semana do Meio Ambiente, houve ainda o plantio de um ipê-branco, árvore símbolo do município.

15 DE JANEIRO

A nova sede recebeu a denominação de “Paço 15 de Janeiro”, em homenagem a primeira sessão realizada na história do Poder Legislativo municipal, ocorrida em 15 de janeiro de 1925. Além de homenagear a data com a denominação, a Câmara passa a expor na recepção de sua nova sede o livro ata da primeira sessão para que toda a população possa conhecer e relembrar um pouco mais desse capítulo da história do município. O livro, guardado há 97 anos no Arquivo Histórico do Legislativo, será exposto publicamente pela primeira vez.

“Essa data está marcada na história de Americana e da Câmara Municipal. Foi lá onde tudo começou, com a eleição dos primeiros vereadores e do primeiro prefeito, quando Americana dava os primeiros passos enquanto cidade emancipada. Por tudo isso, nada mais justo que nomear a sede da Câmara em homenagem ao primeiro capítulo dessa rica história”, disse o presidente do legislativo.

NOVA SEDE

Após quatorze anos instalada no prédio do antigo colégio Divino Salvador, a Câmara Municipal de Americana está sediada em um edifício de 3.800 m² localizado na Avenida Monsenhor Bruno Nardini, no Jardim Miriam, na região do Frezzarin. O novo prédio tem dois andares, instalações modernas, Wi-Fi gratuito para visitantes, acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. É também a primeira Câmara Municipal do Estado de São Paulo com vagas exclusivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, oferece fácil acesso para carros e transporte público, além de bicicletários, incentivando os meios de transporte alternativo. O novo contrato de locação resultou em uma economia de mais de R$ 200 mil por ano.

Além da mudança para a nova sede, a atual gestão da Câmara tem adotado uma série de ações de modernização e transparência, associadas a economia de recurso público. Com a revisão de contratos com fornecedores, a Câmara promoveu uma economia recorde. Em 2021 o Legislativo devolveu R$ 8 milhões aos cofres públicos, a maior devolução de valores da história. 

A adoção do processo legislativo digital viabilizou mais agilidade na tramitação dos processos internos e redução do consumo de papel. Aliada à digitalização de todos os processos, a tramitação online dá eficiência e modernidade para o trabalho legislativo Com o aplicativo oficial da Câmara, o cidadão pode acessar gratuitamente informações atualizadas, consultar as votações das sessões e entrar em contato com os vereadores. Com o Banco de Ideias as sugestões da comunidade podem se tornar lei. Já com o novo Portal da Transparência, a população tem acesso fácil a todos os dados do Legislativo e a implantação da Ouvidoria garante um canal de direto de comunicação com o Legislativo.

Powered by Froala Editor