Câmara quer informações sobre funcionamento do Parque Ecológico
Thiago Martins quer saber sobre possibilidade de ampliação dos dias e horários de funcionamento
Compartilhe nas redes sociais

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Martins (PV), protocolou na secretaria da Casa um requerimento solicitando informações da Secretaria de Cultura e Turismo sobre a possibilidade de ampliação dos dias e horários de funcionamento do Parque Ecológico Municipal “Eng. Cid Almeida Franco”.


No documento, o parlamentar expõe que atualmente o Parque Ecológico opera de quarta-feira a domingo e questiona se há a possibilidade de as manutenções do local serem centralizadas em um único dia da semana, possibilitando a ampliação do período de funcionamento durante o recesso escolar.


“Entendo que o parque precisa de um período para que as manutenções básicas sejam realizadas, mas principalmente durante as férias escolares muitas famílias estão indo até o espaço às segundas ou terças-feiras e se deparando com os portões fechados. Não temos muitas opções de lazer para as crianças e adolescentes da região, precisamos otimizar ao máximo as que estão em funcionamento”, comenta Martins.


O parlamentar pergunta, ainda, se existe planejamento para fortalecer a divulgação realizada pela prefeitura sobre as atividades e horários do parque. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, na próxima sessão ordinária.


MAPA TURISMO

O Sismapa (Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro) certificou Americana como uma das cidades que podem ser beneficiárias de recursos destinados a ações e empreendimentos voltados ao turismo. 


O Sismapa, atualizado anualmente, é um importante instrumento do Ministério do Turismo, voltado para identificar necessidades de investimento e as ações de promoção de cada região turística do país. A listagem é atualizada anualmente para garantir a eficiência dos recursos e das ações para o desenvolvimento do setor. 


“O certificado representa o reconhecimento da adoção de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento da economia do setor turístico. A cidade está agora habilitada a receber recursos para engenharia de infraestrutura e cursos de qualificação profissional por meio do Ministério do Turismo”, explicou Marcia Gonzaga Faria, secretária de Cultura e Turismo. 


Para participar, Americana teve que atender a uma série de requisitos, como ter um órgão responsável pelo turismo, com dotação orçamentária; as empresas ligadas ao turismo deveriam estar cadastradas no Cadastur – o cadastro de prestadores de serviços turísticos; e ainda comprovar a existência de um conselho atuante e de uma governança regional de turismo.


Entre os pontos turísticos da cidade, estão a Basílica Santo Antônio de Pádua, a Estação Cultura de Americana, o Jardim Botânico Municipal “Prefeito Carrol Meneghell”, o Mercado Municipal, as praias Azul e dos Namorados, o Teatro Municipal “Lulu Benencase” e o Parque Ecológico “Eng. Cid Almeida Franco”. Americana faz parte do Circuito Bem Viver, composta por nove municípios, dos quais Campinas, Elias Fausto, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré já estão inseridas no programa do governo federal. As cidades de Nova Odessa, Capivari, Monte Mor e Hortolândia estão encaminhando a documentação exigida e a expectativa dos gestores do turismo regional é de que todas as cidades do Circuito Bem Viver integrem o mapa futuramente.

Powered by Froala Editor