Projeto inovador transforma de forma sustentável antigos imóveis
As águas pluviais retornam ao lençol freático e todo material é ‘ressignificado e aproveitado em novos objetos
Compartilhe nas redes sociais

Maria Angélica Abramo

O arquiteto urbanista Marco Antonio Alves Jorge, Kim, com longa passagem pelas instâncias administrativas e pelo Poder Legislativo de Americana, acaba de criar e finalizar um projeto inovador para o restauro de antigos imóveis. A proposta muda o conceito de sustentabilidade. O problema a ser solucionado era acabar com as inundações constantes que atingiam dois imóveis antigos em Americana, SP.

Foi assim que Kim teve uma ideia visionária: restaurar duas antigas casas que pertenciam aos seus pais, criando um projeto de sustentabilidade. A ideia trouxe solução para tempos de mudanças climáticas e ainda comprovou que a sustentabilidade serve para a preservação de antigos imóveis.

As casas que ganharam a reforma tinham cômodos que nem eram mais ocupados e sofriam com inundações constantes devido à má estrutura dos antigos encanamentos somados à topografia do terreno. 

“Teve até um engenheiro que propôs a demolição de uma das casas, que têm os tijolos assentados ainda com barro, mas eu sou contra gerar entulho e favorável ao restauro”, diz Kim. Com atitudes completamente inesperadas, ele resolveu valorizar o que normalmente seria demolido.


CRIATIVIDADE

Kim desenvolveu um projeto sustentável que, após muito planejamento, inspeção do local e diálogo com os vizinhos, resultou na reforma do encanamento de esgoto, remoção de uma grande área de concreto impermeável e rebaixamento do terreno. Para resolver a água empossada, foram feitos 16 furos de seis metros de profundidade, devolvendo o fluxo de água da chuva para os lençóis freáticos. Uma solução incrível!

Reaproveitando os entulhos da obra e preservando a memória afetiva dos objetos que tinham sobrado, Kim transformou uma antiga escada em armário. Ainda, com a ajuda de seus assistentes, verdadeiros artesãos, fizeram dos antigos ralos puxadores de porta e “ressignificaram”, como ele diz, diversos outros objetos. Uma antiga janela virou basculante para um lavabo, colocada acima da porta; uma moldura de madeira antiga foi transformada em espelhos iluminados para o banheiro; e ainda conseguiu adaptar a casa para cadeirantes.


UM EXEMPLO

O projeto de Kim é um exemplo brilhante de como a sustentabilidade pode ser aplicada em obras de renovação. Ele mostrou que é possível transformar antigas casas em espaços modernos e funcionais, respeitando o meio ambiente e reaproveitando materiais sem gerar entulho. 

Esse conceito pode se tornar uma tendência no urbanismo, inspirando outros profissionais a seguir o mesmo caminho.

Powered by Froala Editor