Retomada da Casa da Agricultura já impacta mais de 65 mil pessoas
Depois de 20 anos desativado, espaço foi retomado em Americana, com parceria entre poder público e iniciativa privada
Compartilhe nas redes sociais

Mais de 65 mil pessoas foram diretamente impactadas, entre 2023 e até o momento em 2024, com as ações de Educação Ambiental e Agricultura desenvolvidas pela recém recuperada e reinaugurada Casa da Agricultura de Americana. Com um total de 43 projetos educativos em andamento, a Casa da Agricultura foi retomada em 2023 e oficialmente reinaugurada em 22 de março de 2024, depois de permanecer fechada por mais de 20 anos.

O evento de inauguração da Casa, localizada na rua dos Estudantes, na Vila Cordenonsi, foi e não sem razão celebrado como um marco histórico para a cidade, para o meio ambiente e para a agricultura sustentável. A inauguração também marcou o segundo aniversário da reabertura do espaço. A Casa foi reaberta a partir de convênio firmado em 2022, entre o município de Americana e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo. E passou a ser compartilhada pela Unidade de Educação Ambiental e pela CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), consolidando-se, desde então, como o primeiro Centro Integrado de Educação Ambiental e Agricultura da região.

A Unidade de Educação Ambiental atende a todas as faixas etárias, dentro e fora do centro educativo e promove atividades como palestras, exposições, contação de histórias, feiras e demais atividades educativas com a comunidade. Além disso, oferece capacitações presenciais e online externas a públicos específicos, incluindo agricultores, fortalecendo ainda mais a conexão do homem com a terra e a figura do agricultor.

A Casa da Agricultura de Americana não é apenas um centro de educação integrando aspectos da preservação do meio ambiente com o desenvolvimento da agricultura, mas uma ferramenta essencial para a transformação da consciência ambiental na cidade e na região. Através de iniciativas como a compostagem, o minhocário, uso de tecnologias que reduzem o consumo de água e energia e o incentivo ao plantio de PANCs, ervas medicinais e agricultura orgânica, a Casa promove a segurança alimentar. As ações buscam sempre despertar a consciência ambiental e o combate às mudanças climáticas que já estão em curso.


INOVAÇÃO

A importância do espaço vai muito além de suas paredes. O centro já se tornou um símbolo de resiliência e inovação ao promover o desenvolvimento sustentável e o combate às mudanças climáticas, temas de extrema relevância nos tempos atuais. Através das atividades educativas e vivências oferecidas no local, a comunidade é convidada a assumir um papel ativo na preservação do planeta, entendendo sua responsabilidade para com o meio ambiente.

A revitalização da Casa da Agricultura só foi possível graças a uma parceria exemplar entre o poder público e empresas privadas. Um dos principais apoiadores desse projeto foi a Papirus Indústria de Papel S/A, que custeou a personalização do espaço com grafites educativos inspirados no conto “Os Amigos do Meio Ambiente Contra a Poluição”, Caminho da Reciclagem e Caminho da Agricultura, Rosa dos Ventos, além da doação de bancos e lixeira ecológicas. A Papirus também doou o material educativo para ser utilizado no centro e material educativo como cartilhas e folhetos.

Muitas melhorias e itens de sustentabilidade foram instalados na sede da Educação Ambiental, como pintura do muro, identificação da Casa da Agricultura pela prefeitura e instalação de bancos e móveis e decoração, composteira e minhocário, customizados utilizando reaproveitamento de resíduos realizados pelos funcionários. Também na sede foram instalados captação de água de chuva, irrigação por gotejamento, maquete simuladora de energia solar, com o apoio de empresas parcerias, demonstrando na prática como a energia solar é gerada.

Também já estão instalados um jardim na área frontal do imóvel e uma horta de Pancs e ervas medicinais, com identificação das espécies, sala de aula ao ar livre, coletores de resíduos seletivos e coletores de resíduos de remédios. O espaço já recebeu 884 visitantes desde a revitalização e vem se consolidando como um local de aprendizagem para crianças, adultos e agricultores. Através das visitas monitoradas, os participantes percorrem diversas estações que tratam de temas cruciais, como sustentabilidade, agricultura orgânica, práticas de reaproveitamento de recursos e estratégias para o combate às mudanças climáticas. As visitas ao espaço podem ser agendadas pelo telefone (19) 3405-1733 ou pelo e-mail: publicidade.sma@americana.sp.

Além da Papirus, colaboraram e participaram da implantação do Centro Educativo Integrado de Meio Ambiente e Agricultura as secretarias de Obras e Serviços Urbanos, de Educação, de Comunicação e Tecnologia da Informação, CATI, SunNext - SNX Energias Renováveis, Gold Engenharia Térmica, Sunsec Tecnology Energia Solar, Hidromax, LB Solare, COMDEMA (Conselho Municipal da Defesa do Meio Ambiente), Vila das Abelhas, Meliponário Cheiro de Mel e Mel Gui, Moviemnto Ações Sementinhas, Madenorte, Viveiro Planta e Colha, Escola Estadual Professor Alcindo Soares do Nascimento, Biotrans, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Americana), entre outros apoiadores. Participaram ainda os artistas Fernando de Oliveira Ayres, Andressa Pires, Paulo Ricardo da Silva “Medo” e Welington de Barros Pessoa-Harry.

Powered by Froala Editor

Powered by Froala Editor

Powered by Froala Editor

Powered by Froala Editor