DAE contrata consultoria para mapear toda a rede de esgoto
Instituto Fipe vai realizar mapeamento detalhado dos principais problemas
Compartilhe nas redes sociais

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana contratou por R$ 1,7 milhão a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), instituto que será encarregado de mapear os principais problemas da rede de esgoto do município. Segundo a autarquia, não houve necessidade de licitação uma vez que se trata de um instituto de pesquisas.

De acordo com o DAE, além de mapear todos os problemas relacionados ao esgoto, a Fipe também vai propor soluções. A autarquia informou que os problemas relacionados ao esgoto são diversos e não se resumem apenas ao tratamento. Existem problemas com rede, emissários, elevatórias e poços de visitas.

Ainda segundo o DAE, a Fipe vai apresentar soluções de forma simplificada e indicar os caminhos para soluções práticas dos problemas. O departamento explica que o instituto é especialista em gestão.

ETE 

O DAE está em uma verdadeira queda-de-braço com Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em relação a ampliação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Carioba, que pode impedir e execução de novos empreendimentos imobiliários na cidade,  de gerar uma multa milionária ao município (R$ 5 mil ao dia, em caso de descumprimento). 

O órgão estadual afirma que, em março, o DAE não entregou um novo projeto de adequação da ETE, além de outros documentos complementares e por isso o projeto de ampliação foi arquivado na Cetesb. O arquivamento do projeto pode comprometer a entrega da obra no prazo de 14 meses como determinado judicialmente. O DAE nega que tenha perdido o prazo para a entrega da documentação.

FIPE

A Fipe é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973. Segundo o instituto, entre seus objetivos está o apoio a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas. De acordo com a Fipe, o instituto tem destacada atuação nas áreas de ensino, projetos, pesquisa e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros.

Powered by Froala Editor