Escolas da rede municipal de Ensino de Hortolândia, contarão, em breve, com importantes ferramentas de uso pedagógico: televisores com tecnologia Smart TV e computadores novos. Os equipamentos, adquiridos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, já estão sendo entregues nas unidades, desde esta quinta-feira (02/02). A ação busca preparar as escolas para a implantação do sistema educacional informatizado (Conecte Educação) e ampliar as atividades do projeto Robótica nas unidades de Ensino Fundamental, levando-o a outras unidades de ensino.
Nas 27 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica, estão sendo entregues 23 computadores e 32 Smart TVs, que serão usados preferencialmente nas atividades pedagógicas do projeto Robótica e para utilização do sistema ‘Conecte Educação’, software educacional que propõe disponibilizar à comunidade escolar diversas funcionalidades, como o diário de classe virtual, salas de reunião online e o sistema de atribuição de classe/aulas aos professores.
Segundo o departamento de Educação, Ciência e Tecnologia, cada escola também tem autonomia para utilizar os equipamentos para os fins necessários. O Banco de Alimentos, no Res. Maria de Lourdes, e o Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro, também foram beneficiados, recebendo computadores e aparelhos roteadores de internet para auxiliar nas demandas neste início de ano letivo.
“Os recursos tecnológicos inseridos na prática pedagógica contextualizam a vida das crianças nascidas na era digital, oportunizam e ampliam a inserção do conhecimento, estimulam novas experiências através da tecnologia e constroem novas competências, que contribuem significativamente para o processo de ensino aprendizagem individual e coletivo. O nosso currículo próprio possui aspectos tecnológicos que atendem aos desafios e propostas do mundo contemporâneo e a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Ciência e tecnologia, não tem medido esforços para que nossos alunos tenham acesso a todos os tipos de equipamentos que os auxiliem atingir o principal objetivo que é o desenvolvimento integral dos nossos estudantes enquanto cidadãos”, afirma a diretora do departamento de Ciência e Tecnologia, Jane Aparecida Nery de Carvalho.
Ciência e Tecnologia
Em 2022, as 60 unidades da rede municipal de ensino foram equipadas com computadores novos pela Administração Municipal. De acordo com o Departamento de Ciência e Tecnologia, foram distribuídos 105 novos computadores completos no ano passado, de modo que todas as unidades escolares receberam pelo menos um computador. A Prefeitura também montou dois laboratórios de informática: um na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, e Dona Ana José Bodini Januário, no Jd. Amanda, além de realizar a manutenção e troca de computadores nos laboratórios já existentes das demais unidades escolares.
Powered by Froala Editor