Água de Nova Odessa mantém padrão de qualidade
Empresa já começou a distribuir o Relatório Anual de Qualidade da Água de 2022
Compartilhe nas redes sociais

A Coden Ambiental, empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, já começou a distribuir o Relatório Anual de Qualidade da Água de 2022. A entrega do documento está sendo feita pela equipe de leituristas da empresa nos meses de fevereiro, março e abril, em todos os endereços de titulares das contas de água. O relatório de 2022 apontou que a água tratada de Nova Odessa vem mantendo o seu padrão de qualidade, atendendo todos os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente.

“Nossa água sempre foi considerada uma das melhores da região e agora essa excelência está sendo comprovada mais uma vez”, avaliou o diretor Técnico da Coden, engenheiro Rean Gustavo Sobrinho.

O Relatório de Qualidade da Água é uma determinação do Decreto Federal 5440/2005 e da portaria GM/MS 888. Nele, são informados os valores médios mensais das análises realizadas diariamente na ETA (Estação de Tratamento de Água) 1, do Jardim Bela Vista, para avaliar características da água como cor, turbidez, cloro livre, pH, flúor, coliformes totais e presença eventual de coliformes fecais.

No mesmo documento, também são disponibilizados o resultado de 107 parâmetros avaliados semestralmente por laboratório acreditado, entre eles agrotóxicos, substâncias orgânicas e inorgânicas, subprodutos de desinfecção e radioatividade.

De acordo com o diretor Técnico da Coden, esses dados são totalmente confiáveis porque resultam de um monitoramento realizado em todas as etapas do sistema de abastecimento. “Acompanhamos o processo desde as estações de captação de água bruta, passando pela estação de tratamento, os reservatórios de armazenamento de água tratada, as redes de distribuição, até o hidrômetro do imóvel dos consumidores”, explicou Sobrinho.

SOBRE A CODEN

Completando 46 anos em 2023, a empresa de economia mista foi criada em 1977 pela Prefeitura com o objetivo inicial de fazer obras públicas. O Município detém quase a totalidade das suas ações. Em seus primeiros anos, a Coden foi responsável pela pavimentação asfáltica, iluminação pública e redes de água e esgoto nos bairros. Também ergueu escolas, creches, ginásios de esportes, praças, pontes e postos de saúde e fez o Hospital Municipal, o Terminal Rodoviário e o Paço Municipal.

Em 1980, passou a ser a concessionária dos serviços de água e esgoto no município, incorporando o antigo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Em 2018, foram transferidos também à Coden os serviços de manejo de resíduos sólidos (coleta e destinação do lixo comum).

Para atender uma população de mais de 61 mil habitantes, a Coden conta com um sistema formado por seis represas – Recanto 1, 2 e 3, Lopes 1 e 2 e Palmital –, de onde são retirados até 19 milhões de litros de água por dia. Também dispõe de cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos de água bruta reservada e trata em média 16 milhões de litros diariamente, que são distribuídos a 25 mil residências e estabelecimentos por uma rede de mais de 282 km.

Já a sua rede de esgoto tem mais de 279 quilômetros de extensão e seu serviço de coleta de lixo recolhe cerca de 1,3 mil toneladas de resíduos por mês. Nova Odessa trata quase 100% do esgoto doméstico urbano gerado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, inaugurada em 2012.

Powered by Froala Editor

Powered by Froala Editor

Powered by Froala Editor