A Abadá-Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira) comemora este ano os 35 anos de existência, enquanto seu fundador e presidente, Mestre Pernilongo, completa 50 anos de vida, 35 dos quais dedicado à capoeira. Para festejar a data, promoverá uma série de eventos em Americana, sempre com o mote “Meu Berimbau Pede Paz”.
“Escolhemos esse mote, pois consideramos muito importante, nestes tempos que vivemos, atuar em defesa da paz. Paz para o meio ambiente, paz para as famílias, paz no mundo, enfim, a paz em todos os sentidos”, defende o Mestre Pernilongo. Os primeiros festejos, todos eles gratuitos, acontecerão nos dias 7 e 8 de julho, no Parque Ecológico de Americana, com palestras, show de capoeira e música, maculelê, puxada-de-rede, noite de cantoria e grande festival com várias apresentações artísticas.
Abadá-Capoeira é uma escola reconhecida pelo MEC há mais de 10 anos, com 98 livros já lançados sobre diferentes temas ligados às suas áreas de atuação. “Tratamos da capoeira e também do meio ambiente, educação ambiental, capoeira e educação financeira, capoeira e doação de sangue de também o que chamamos de capoeira cerebral, uma vez que a capoeira vem melhorando muito as pessoas, pois trabalha e ajuda a desenvolver os dois lados do cérebro”, relata Pernilongo.
Além de Americana, Abadá atua em mais de 45 cidades do interior paulista e tem seguidores que propagam a capoeira em mais de 80 países ao redor do mundo. Trabalha em Americana em vários projetos sociais, como no assentamento Milton Santos e Casa da Criança, entre outras. Promove eventos gratuitos em todas as escolas e também abertos ao público em diversos pontos da cidade, com exibições, debates, palestras e oficinas. Em sua sede própria, instalada há mais de 25 anos, realiza trabalhos com a capoeira e com a cultura brasileira.
Este ano a Abadá vai participar de um grande evento no Rio de Janeiro, o Encontro Mundial de Capoeira, no qual vão participar capoeiristas e familiares e amigos de mais de 80 países. “Nesse encontro, o Mestre Jobs, que tem uma atuação gigantesca ao nosso lado na realização de todas as nossas ações, vai receber a faixa vermelha do Mestre Camisa, diante de capoeiristas do mundo todo”, diz Pernilongo.
Powered by Froala Editor