Desafios e conquistas para a construção de cidades seguras
Estudo revela que três cidades da região figuram entre as 10 cidades mais seguras do Estado de São Paulo
Compartilhe nas redes sociais

Por Tenente Coronel PM Adriano Daniel

 
É com grande satisfação que compartilho os resultados positivos destacados pelo Instituto Sou da Paz em seu recente estudo, revelando que Nova Odessa, Santa Bárbara d'Oeste e Americana figuram entre as 10 cidades mais seguras do Estado de São Paulo em 2022. 

A integração eficaz entre as forças de segurança é um pilar fundamental nesse sucesso. A parceria entre as polícias civil e militar, além das guardas municipais, é uma demonstração clara de como trabalhar em conjunto pode potencializar os resultados na preservação da ordem pública. O destaque da nossa região não é apenas um reflexo do trabalho árduo da polícia, mas também da colaboração e participação ativa da comunidade.

Os números revelam uma realidade complexa, pois, embora tenhamos obtido êxito geral, observamos um aumento nos crimes de natureza sexual em todo o Estado. Santa Bárbara d’Oeste e Americana, apesar de estarem entre as mais seguras, enfrentaram desafios nessa área específica. Isso ressalta a importância de abordagens específicas para lidar com determinados tipos de crimes e reforça a necessidade contínua de aprimoramento das estratégias preventivas.


1.000 SUSPEITOS

Ao abordar as prisões realizadas nos anos de 2021 e 2022, como comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Americana, destaco o trabalho incansável da nossa corporação. Cerca de mil suspeitos foram presos em 2021, e esse número aumentou para 1,3 mil em 2022. A prevenção, aliada à retirada de criminosos de circulação, é uma estratégia eficaz na construção de cidades mais seguras.

Estamos cientes de que a segurança pública é uma jornada contínua, e esses resultados positivos são um estímulo para persistirmos em nosso compromisso com a comunidade. Contudo, permanecemos atentos aos desafios emergentes e nos esforçamos para desenvolver estratégias ainda mais eficazes, determinados a aprimorar esses índices, buscando constantemente novas maneiras de proteger e servir à população. 


---------------------------
Tenente-coronel PM Adriano Daniel, comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar do Interior de Americana, é professor universitário, mestrado e bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, Bacharel em Direito, Pós graduado em Direito Penal e Processo Penal.


Powered by Froala Editor