Projeto de geração de energia a partir do lixo é destaque nacional
Tecnologia foi apresentada pela Consimares no Congresso Nacional de Consórcios
Compartilhe nas redes sociais

O projeto da Central de Tratamento de Resíduos Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) foi destaque no Congresso Nacional de Consórcios Públicos e Municípios realizado pela Fenaconp (Federação Nacional de Consórcios Públicos), em Brasília. O presidente do Consimares, Maurício Baroni, prefeito de Elias Fausto, e o superintendente, Mimo Ravagnani, apresentaram a tecnologia que vai transformar “lixo” não-reciclável em energia elétrica durante o painel “Ações Efetivas no Tratamento de Resíduos Sólidos via Consórcios Públicos”.

Baroni destacou, durante a apresentação, que a implantação da Central de Tratamento de Resíduos será uma obra de saneamento pioneira no Brasil viabilizada por iniciativa de um consórcio público. O projeto, assinala o presidente do Consimares, é uma solução sustentável para a destinação final de resíduos produzidos pelas sete cidades do Consórcio, hoje levados para aterros sanitários, que estão próximos do fim da vida útil.

O Consimares é formado pelos municípios de Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré. O território tem quase um milhão de habitantes que produzem aproximadamente 700 toneladas de “lixo” por dia. 

“Com a implantação da nova tecnologia para tratamento e recuperação dos resíduos, esse volume deixará de ser levado para os aterros sanitários e será transformado em energia limpa. A previsão é de geração de 160 mil MWh/ano de energia elétrica, o suficiente para abastecer quase metade da população da região”, informou Baroni.

Quando a Central de Tratamento estiver em operação, assinala Baroni, os municípios deixarão de produzir pelo menos 478 mil toneladas/ano de gás carbônico (CO2), equivalente ao volume de lixo que chega aos aterros sanitários da região. 

O superintendente do Consimares, Mimo Ravagnani, engenheiro agrônomo especialista na gestão de resíduos, observou que a Central de Tratamento de Resíduos Consimares recebeu, no ano passado, o certificado de economia circular e empreendimento de baixo carbono concedido pela LCBA (Low Carbon Business Action) da União Europeia. O empreendimento também possui licença prévia da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). 


RECICLA JUNTO

A Central de Tratamento faz parte do Programa Recicla Junto Consimares, que engloba quatro projetos prioritários para a gestão eficiente de resíduos, ações compartilhadas com o público durante o Congresso.

A criação de uma rede de cooperativas de reciclagem para ampliar a coleta seletiva nos municípios (parceria com a iniciativa privada) também faz parte do Recicla Junto, além da Usina Móvel de Reciclagem de RCC (Resíduos da Construção Civil). O equipamento já está em operação no município de Hortolândia.

O programa conta, ainda, com o projeto de compostagem de resíduos orgânicos, que transforma resíduos de frutas, verduras, legumes e poda de árvore em composto orgânico para nutrir o solo de hortas e jardins. O trabalho já foi realizado na cidade de Nova Odessa e, agora, com alunos de uma escola municipal, em Elias Fausto.

Powered by Froala Editor