Americana é 1ª colocada no programa Município VerdeAzul
Americana recebeu a nota máxima, totalizando 100 pontos. Município ocupava a 16ª posição
Compartilhe nas redes sociais

Americana conquistou o primeiro lugar no ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul (PMVA), entre as cidades com 100 e 500 mil habitantes do Estado de São Paulo. O prefeito Chico Sardelli e o secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, receberam a certificação do PMVA - Ciclo 2022/2023 em cerimônia realizada este mês no Palácio dos Bandeirantes.

Americana recebeu a nota máxima, totalizando 100 pontos. O município ocupava a 16ª posição no Estado de São Paulo. Participaram da avaliação do PMVA 412 municípios, sendo 280 cidades premiadas.

O prefeito Chico Sardelli comemorou a conquista de Americana no ranking do programa e representou os prefeitos em seu discurso. "Gostaria de ressaltar que o governador Tarcísio tem um olhar diferenciado pelo Estado de São Paulo, principalmente para as cidades do interior, pelos programas, pela seriedade e pela firmeza com que conduz o nosso Estado. O Programa Município VerdeAzul incentiva as cidades, numa competição saudável voltada para as ações ambientais. A questão do aquecimento global, das mudanças climáticas, a natureza está mandando recado para que atitudes possam ser tomadas em prol do meio ambiente. Essa conquista de Americana é o resultado do conjunto de ações da política ambiental desenvolvida na cidade, do trabalho realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, secretarias e autarquias municipais. Esta certificação representa o esforço e empenho da nossa gestão, que tem prioridade na preservação do meio ambiente, educação ambiental e ações sustentáveis para garantir o futuro das próximas gerações", disse Chico.


TÍTULO INÉDITO
O governador Tarcísio de Freitas parabenizou o prefeito Chico Sardelli e toda a equipe da Prefeitura de Americana pelo resultado. "Cumprimento o prefeito de Americana, Chico Sardelli, pela conquista do primeiro lugar no ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul, pelo empenho e trabalho realizado na cidade. Americana gabaritou aqui hoje e também recebe o prêmio de torcida mais animada. Parabéns", disse o governador.

O secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, falou sobre a pontuação máxima obtida no programa. "São vários fatores que foram avaliados conforme os critérios do Programa Município VerdeAzul e Americana conseguiu cumprir todos os quesitos. É um título inédito para a cidade. Somos o primeiro município a fazer 100 pontos no programa. Agradecemos a todos que contribuíram para a realização desta conquista, ao prefeito Chico Sardelli pela determinação em priorizar a política ambiental e a preservação do meio ambiente, pela confiança em nosso trabalho. Quem ganha é a cidade", disse Fábio.

A diretora de Educação Ambiental, Planejamento, Projetos e Agricultura e interlocutora do PMVA de Americana, Kátia Birke, comemorou o sonho realizado. "Era um sonho a gente poder trabalhar a sustentabilidade, a educação ambiental na cidade, um sonho construído por muitas mãos, coroando todo um trabalho realizado na cidade", disse Kátia.

Também participaram da premiação o secretário adjunto de Meio Ambiente e responsável pelo Setor de Hortas, Neto Franzatto, os diretores Cícero de Jesus (Unidade de Licenciamento ambiental), Antonio Donizetti (Unidade de Praças e Jardins), João Carlos Tancredi (Unidade de Parque Ecológico), e toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente.

DIRETIVAS
Em agosto, Americana sediou o Encontro do Programa Município VerdeAzul. O evento, realizado na sede do Senac, reuniu representantes de 13 municípios da região para apresentar as diretivas do Programa. Na ocasião, o coordenador André Simas e a equipe técnica da secretaria estadual explanaram sobre os objetivos e as diretivas do Programa, visando a avaliação, reconhecimento e valorização das ações municipais.

O Programa recebeu adequações e ajustes com novos parâmetros para o cumprimento das metas, levando em consideração as condições e características de cada cidade. Neste ciclo, houve a inclusão mais específica de ações sobre mudanças climáticas, zoneamento ecológico-econômico, incorporação das condições sociais, desconto dos passivos ambientais existentes, entre outras.

MAIS PRÊMIOS

Em dezembro de 2021, Americana recebeu os prêmios de Equipe Articulada e Interlocutor Articulado do Programa Município VerdeAzul. Na ocasião, a diretora da Unidade de Educação Ambiental, Planejamento, Programa e Agricultura, Kátia Birke, recebeu o prêmio de Interlocutora Articulada.

"A participação dos municípios é muito importante para o cumprimento das diretivas, para que as cidades possam ter uma boa pontuação no programa e possam avançar no ranking com as ações ambientais e o desenvolvimento de projetos", disse Fábio.

“As diretivas são estabelecidas e a cada ação cumprida o município conquista uma pontuação, que é muito importante para obter a certificação no Programa. Há o empenho de toda a Administração Municipal para garantir as ações ambientais, a pontuação e os benefícios para o município, por meio de recursos e equipamentos”, explicou Kátia.

Criado em 2007, o PMVA incentiva a eficiência da gestão ambiental, estimulando as prefeituras na execução de políticas públicas e desenvolvimento sustentável. Os municípios são avaliados de acordo com a medição de diversas diretivas, como Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Uso do Solo, Gestão das Águas, Esgoto Coletado e Tratado, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Arborização Urbana e Biodiversidade.

Powered by Froala Editor