O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, anunciou na segunda-feira (06/02/2023) a construção da nova Represa Recanto 4, o primeiro reservatório para abastecimento de água de Nova Odessa em 30 anos. A confirmação veio junto à assinatura autorizando o depósito do pagamento pela desapropriação da área rural de 51 mil metros quadrados em que a represa será feita, no valor de R$ 1.169.748,00.
O anúncio foi feito ao lado do presidente e do diretor Financeiro da Coden Ambiental (empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico), Elsio Bocaletto e Hamilton Lorençatto, e da secretária de Assuntos Jurídicos, Vania Cezaretto. O assunto é acompanhado desde o início pelo vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho.
A área desapropriada pela Municipalidade através de uma ação judicial já havia sido decretada como de utilidade pública por Leitinho em 30 de novembro de 2022, através do Decreto Municipal nº 4.644. Tão logo o Judiciário emita a posse oficial da área pela Prefeitura, a gestão passa a buscar recursos para a construção da barragem e demais obras.
“Para mim, é um orgulho fazer parte desse momento histórico para Nova Odessa. Estamos trabalhando muito desde o começo de 2021 pela segurança hídrica do nosso município. Entrei na Justiça para assegurarmos a desapropriação dessa área para construirmos a Recanto 4, que estamos pagando agora”, afirmou o prefeito Leitinho.
“Vínhamos dizendo desde 2020 que precisamos construir duas coisas em Nova Odessa: a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Municipal e também uma nova represa – que estamos dando agora o ponta pé inicial e que vai dar segurança hídrica e garantir água na torneira por muitos anos”, acrescentou o chefe do Executivo, parabenizando a atual diretoria da Coden pelo trabalho executado nestes 25 meses de governo.
“É com muita alegria que anunciamos isso ao povo de Nova Odessa, que o prefeito está agora sacramentando a realização desse sonho”, completou Elsio Bocaletto, da Coden – lembrando que a Coden vem realizando uma série de medidas para assegurar a oferta de água bruta, como o desassoreamento da Represa Lopes, a limpeza das algas da Recanto 1, a construção da nova adutora entre a captação do Córrego Palmital e a ETA (Estação de Tratamento de Água) 1 e a própria conclusão da obra da ETA 2 (na Represa Santo Angelo, região do Salto Grande), a ser inaugurada ainda neste mês de fevereiro.
SOBRE A CODEN
Completando 46 anos em 2023, a empresa de economia mista foi criada em 1977 pela Prefeitura com o objetivo inicial de fazer obras públicas. O Município detém quase a totalidade das suas ações. Em seus primeiros anos, a Coden foi responsável pela pavimentação asfáltica, iluminação pública e redes de água e esgoto nos bairros. Também ergueu escolas, creches, ginásios de esportes, praças, pontes e postos de saúde e fez o Hospital Municipal, o Terminal Rodoviário e o Paço Municipal.
Em 1980, passou a ser a concessionária dos serviços de água e esgoto no município, incorporando o antigo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Em 2018, foram transferidos também à Coden os serviços de manejo de resíduos sólidos (coleta e destinação do lixo comum).
Para atender uma população de mais de 61 mil habitantes, a Coden conta com um sistema formado por seis represas – Recanto 1, 2 e 3, Lopes 1 e 2 e Palmital –, de onde são retirados até 19 milhões de litros de água por dia. Também dispõe de cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos de água bruta reservada e trata em média 16 milhões de litros diariamente, que são distribuídos a 25 mil residências e estabelecimentos por uma rede de mais de 282 km.
Já a sua rede de esgoto tem mais de 279 quilômetros de extensão e seu serviço de coleta de lixo recolhe cerca de 1,3 mil toneladas de resíduos por mês. Nova Odessa trata quase 100% do esgoto doméstico urbano gerado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, inaugurada em 2012.
Powered by Froala Editor