PM chama audiência para discutir segurança na região do Ipiranga
Encontro terá Vizinhança Solidária como foco e será aberta a toda a comunidade do Jardim Ipiranga e vizinhança
Compartilhe nas redes sociais

Uma audiência pública aberta a toda a comunidade do Jardim Ipiranga e bairros adjacentes, convocada pelo comando do 19° Batalhão da Polícia Militar, em Americana, vai discutir a questão da segurança pública na região e ouvir os moradores sobre os problemas e as soluções que podem ser colocadas em prática. A audiência vai acontecer no dia 10 de outubro, uma terça-feira, a partir das 19h, no auditório do Colégio Antares.

“Nós queremos ouvir a comunidade para podermos traçar metas conjuntas de consolidação e reforço da segurança na área. Ninguém melhor que a própria comunidade para nos apontar seus anseios e os pontos e locais onde verificam maiores fragilidades na segurança. E queremos, nessa audiência, discutir de forma muito especial o programa da Vizinhança Solidária, um importante instrumento de apoio e reforço da nossa segurança pública”, antecipa o tenente-coronel PM Adriano Daniel, comandante do 19° Batalhão e responsável pela proposta de realização da audiência.

O coronel relatou, em encontro realizado com diretores do jornal Recantos da Terra, que a decisão de realizar a audiência na região do Jardim Ipiranga partiu de demandas da própria comunidade. “Moradores têm solicitado, inclusive por intermédio de vocês do Recantos da Terra, uma discussão conosco sobre alguns aspectos pontuais e também mais amplos sobre a segurança pública na região. Mas a nossa decisão é a de realizar audiências dessa natureza em todos os bairros, tanto de Americana como das cidades que estão sob nosso comando, sempre que formos solicitados”, afirma. Recentemente, também a pedido dos moradores, Daniel se reuniu com a comunidade do bairro Antônio Zanaga para conversar sobre o programa Vizinhança Solidária e debater sobre as questões de segurança na região.  

João Miletta, coordenador da Defesa Civil de Americana e integrante do Conseg (Conselho de Segurança) do município, foi um dos principais responsáveis pela implantação do programa Vizinhança Solidária. Ele considera essencial que a comunidade amplie o seu conhecimento sobre o programa e participe mais ativamente dele. “Por isso, é muito importante que a comunidade compareça no maior número possível em encontros como esse, em audiências públicas como essa. É participando que podemos desde propor ações até apontar falhas, discutir e debater”, defende ele.


SOLIDÁRIA

“O Programa Vizinhança Solidária emergiu como um farol de esperança para a segurança urbana. Diante dos desafios que cercam nossas comunidades, este projeto tem se mostrado um exemplo concreto de colaboração entre a polícia e os cidadãos. Através da partilha de informações, da aproximação com os vizinhos e da estreita interação com a Polícia Militar, os moradores estão construindo uma rede solidária robusta, enraizada na prevenção e na vigilância mútua”, avalia o tenente coronel Daniel.

O programa começou a ser implantado em Americana a partir da Base Comunitária da Polícia Militar no Jardim Ipiranga e hoje já se espalha por vários bairros do município. João Miletta, um dos principais responsáveis por sua implantação, lembra que “as estatísticas falam por si”, uma vez que as estatísticas mostram que os índices de crimes têm diminuído substancialmente nas áreas onde o Vizinhança Solidária foi adotado.

“Mas é fundamental que a população participe. Por isso, reforçamos o convite para que o maior número de pessoas esteja presente nessa audiência programada”, reafirma ele. 

Powered by Froala Editor

Powered by Froala Editor