Governo Leitinho tem 59% de aprovação com destaque para educação, segurança e emprego
Cidade foi considerada a mais segura da RPT (Região do Polo Têxtil), de acordo com o Instituto Sou da Paz
Compartilhe nas redes sociais

O governo de Nova Odessa, sob o comando do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), chega a 59% de aprovação, segundo pesquisa da INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) realizada em outubro. Com bons indicadores sociais, como é o caso da merenda, cuja aprovação alcança 81%, Nova Odessa retoma os rumos do crescimento. Na semana passada, a cidade foi considerada a mais segura da RPT (Região do Polo Têxtil), de acordo com o Instituto Sou da Paz.

“Estamos no caminho certo, agindo com transparência junto à população e por isso nosso governo está bem avaliado. Agora é continuar trabalhando para melhorar ainda mais a vida dos cidadãos de Nova Odessa”, afirma o prefeito. 

Com 687 pontos e “Alto Grau de Satisfação”, o serviço público está acima da média das cidades de pequeno porte (CPP). Na comparação entre os poderes públicos divididos entre municipal, estadual e federal, a Administração Municipal se destaca no levantamento com a melhor nota entre os moradores entrevistados. A avaliação do governo estadual ficou em 2º lugar, com 681 pontos e “Alto Grau de Satisfação”, enquanto o governo federal é avaliado em 3º lugar, com 590 pontos e “Grau Médio de Satisfação”.

As taxas de aprovação da gestão municipal aumentaram nas pesquisas, saltando de 45% em julho para 59%. Desse total, 5,5% avaliaram como “ótimo” e 53,5% como “bom”, indicando o número mais elevado entre setembro de 2022 e outubro de 2023. O patamar representa aumento gradual da aprovação, que tem crescido desde setembro do ano anterior, segundo os estudos. Dos 400 moradores participantes da pesquisa, 15,3% reprovam o setor, menor taxa do período. O número é formado por 9,6% de “ruim” e 5,7% de “péssimo”, e representa queda em relação ao mês de julho (18,3%). Os dados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.


MERENDA

De acordo com a empresa de pesquisas, a Merenda Escolar servida pela Prefeitura de Nova Odessa aos mais de 5 mil alunos da Rede Municipal de Educação obteve aprovação de 81% da população entrevistada – o maior índice no período entre setembro de 2022 e outubro deste ano. A mais recente pesquisa sobre o tema foi divulgada no site da empresa no último dia 27/11. Também no último trimestre, as avaliações positivas saltaram 19,5%, maior evolução do período, enquanto a rejeição caiu pela metade entre julho e outubro.

“No início do semestre, as avaliações negativas apresentaram 8,4%, reduzindo para 4,1% no último trimestre do ano. O número, formado por 3,5% de ‘ruim’ e 0,6% de ‘péssimo’, é o menor indicador entre setembro de 2022 e outubro deste ano. Baseado exclusivamente na opinião de 400 moradores maiores de 16 anos, os dados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%”, divulgou a empresa de pesquisas.

 A Merenda Escolar servida pela Prefeitura a seus alunos está entre os 5 melhores serviços públicos de Nova Odessa, segundo o instituto, que avalia 16 setores na cidade. “Com 784 pontos, os resultados obtidos pela Merenda em outubro ultrapassaram a média das CPPs, de 755 pontos, mantendo o Alto Grau de Satisfação. Assim como observado na aprovação, o patamar atual do setor é o mais elevado do último ano”, destacou a empresa.


METODOLOGIA

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados.


SEGURANÇA

Este mês o novo IECV (Índice de Exposição aos Crimes Violentos) divulgado pelo Instituto Sou da Paz, que ganhou grande repercussão na grande imprensa, comprova que Nova Odessa é a terceira cidade mais segura do Estado de São Paulo, dentre todos os municípios paulistas com mais de 50 mil habitantes e mais segura da RPT, que engloba as cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Hortolândia.

Além disso, o “Paraíso do Verde”, como Nova Odessa é conhecida, é uma das três únicas cidades paulistas com IECVs 2022 menores que 4,00 – ao lado de Capivari e Pirassununga. Nova Odessa alcançou um índice de apenas 2,95. Para comparação, a cidade mais violenta do Estado, conforme o ranking, é Peruíbe (19,02).

 O estudo leva em conta as estatísticas oficiais e dados sobre a ocorrência de crimes registrados pelas polícias, relativos a mais de 40 itens – de homicídios, roubos, furto até prisões e apreensões de drogas e armas.


GERAÇÃO DE EMPREGOS

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Nova Odessa criou, em 2021, durante a pandemia, o Nova Odessa Solidária, programa de transferência de renda que repassou R$ 600 reais, dividido em três parcelas para 1.200 famílias. 

Ainda em 2021 foi criada a nova Feira Noturna, na região do Alvorada, possibilitando que 60 pequenos empreendedores, entre feirantes e artesãos da cidade pudessem ter oportunidade de trabalho e renda. 

No mesmo ano aconteceu a primeira edição do Outlet Municipal, um “bota fora” das lojas de roupas e calçados da cidade, as quais vendem mais barato para a população. Em 2022, a Prefeitura realizou o primeiro feirão do emprego da história da cidade, primeiro evento deste tipo na região no pós-pandemia, onde mais de mil pessoas passaram pelo evento que oferecia 700 vagas de emprego. 

Entre os anos 2021, 2022 e 2023, 18 novas empresas chegaram na cidade, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entre elas a maior distribuidora de medicamentos do país, o grupo Panpharma/Santa Cruz, que gerou 400 empregos diretos. Uma estimativa de contratações dessas novas oportunidades, de acordo com a administração, gira em torno de 1.500 empregos diretos na cidade.


Ministro destaca importância de usina de processamento de lixo em Nova Odessa

O projeto da Central de Tratamento Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) de R$ 500 milhões em Nova Odessa foi valorizado no discurso de autoridades durante o evento de lançamento do Programa Municipal de Eficiência Energética da Prefeitura de Hortolândia, com foco na produção de energia solar.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o prefeito hortolandense Zezé Gomes destacaram a Central de Tratamento, que transformará resíduos não-recicláveis em energia elétrica, como outra importante fonte geradora de energia limpa e renovável. O prefeito de Nova Odessa, Cláudio Schooder (o Leitinho), também participou do evento.

Em seus discursos, Alexandre Silveira e prefeitos das cidades consorciadas fizeram questão de reforçar os apoios ao projeto Consimares que atende padrões mundiais de sustentabilidade, com baixa emissão de carbono e fomento à economia circular.

“O Consimares está junto na eficiência energética e a grande usina de lixo que vai sair lá em Nova Odessa, que é compromisso do Consimares e Hortolândia também faz parte, nós devemos ao incansável trabalho do companheiro Mauricio Baroni”, assinalou Zezé Gomes, referindo-se ao presidente do Consimares e prefeito de Elias Fausto.

O ministro de Minas e Energia também frisou a importância do projeto. “Enfrentamos um problema ambiental tão grave que é a disposição final dos resíduos sólidos. Conte conosco pra gente avançar nesta política pública tão importante”, disse o ministro ao presidente do Consórcio.

Silveira destacou que o Brasil já é referência em energias limpas e renováveis, principalmente solar e eólica, grandes fontes de geração de emprego e renda. A transformação de resíduos em energia, por meio da Central de Tratamento Consimares, ampliaria essas fontes de energia limpas e renováveis.

Mauricio Baroni agradeceu aos apoios e reconhecimento da importância do empreendimento para a região. “Evento sensacional em Hortolândia. O Ministro de Minas e Energia veio ratificar o apoio ao nosso projeto que vai transformar o lixo em energia elétrica com sustentabilidade, respeito ao meio ambiente. É muito importante termos parceiros como o prefeito Zezé, o ministro Alexandre Silveira e o ministro Alexandre Padilha. Gratidão em nome do Consórcio Consimares”, declarou.

“Nessa usina, vamos transformar resíduos sólidos em energia para nossa região, vamos ser referência nessa área, em sustentabilidade”, completou o prefeito Leitinho.

Alexandre Silveira já havia sinalizado apoio ao projeto da Central de Tratamento de Resíduos Consimares no último dia 22/11, durante reunião com representantes do Consórcio, em Brasília, para apresentação do projeto.

A Central de Tratamento e Resíduos a ser construída em Nova Odessa beneficiará as sete cidades do território do Consórcio (Nova Odessa, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré). A região, com cerca de 1 milhão de habitantes, produz 700 toneladas de resíduos por dia, que são levados para os aterros sanitários.

REDUÇÃO DE CO2
 

Quando estiver em funcionamento, o empreendimento evitará a produção de 438 mil toneladas/ano de gás carbônico equivalente (CO2) geradas pelo volume de lixo que chega aos aterros sanitários da região, o que representa uma redução de 90% dos gases de efeito estufa.

 De acordo com o superintendente do Consimares, Mimo Ravagnani, a Central de Tratamento oferecerá soluções sanitárias, ambientais, econômicas e sociais aos municípios. “A estrutura prevê galpão e equipamentos de triagem de resíduos recicláveis (plástico, vidro, metal e papel) que vai gerar trabalho e renda aos profissionais da reciclagem. Outro destino importante será dado aos resíduos orgânicos (restos de frutas, verduras, legumes e poda de árvore) que serão tratados a partir de um sistema de biocompostagem e voltarão à sociedade em forma de composto orgânico”, explicou superintendente, que é engenheiro agrônomo especialista em gestão de resíduos.

Powered by Froala Editor

Powered by Froala Editor