A revolução dos elétricos avança no Brasil
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Os carros elétricos definitivamente começam a conquistar o mundo e chegam com tudo no Brasil, num mercado notavelmente impulsionado não somente pelos avanços tecnológicos, mas também pela conscientização ambiental e por mudanças nas políticas públicas de combate aos gases do efeito estufa e ao aquecimento global.

No Brasil, as unidades emplacadas já ultrapassam a centena de milhar e, na região de Americana e na RMC (Região Metropolitana de Campinas), são centenas em circulação. Mas o sucesso no Brasil vem por conta dos carros híbridos, que associam o motor elétrico com motor a combustão e isso por uma razão muito simples.

“O Brasil ainda não tem estrutura de pontos de recarga, então os apenas elétricos acabam limitados a pessoas que precisam do automóvel para pequenos trajetos. Já os híbridos permitem os mesmos trajetos de qualquer automóvel a combustão”, relata o engenheiro mecânico Ricardo Utiyama. Ele é proprietário da oficina Utiy Garage, localizada no Jardim Ipiranga, em Americana, e que ao lado de seu colega Wilian Morassuti, do Morassuti Centro Automotivo, comandam a Escola Automotiva Motiytech, também sediada em Americana e que tem, entre suas especialidades, o ensino da mecânica de carros elétricos e híbridos.

A partir de 2023 já existiam 58 modelos de carros híbridos no Brasil, fornecidos por 19 fabricantes. Todos os modelos, a maioria de fabricantes chineses e japoneses, são apenas montados no Brasil. Mas, a partir deste ano, a chinesa GWM começa a fabricar elétricos no Brasil, na fábrica que já foi da Mercedez Bens, na cidade de Iracemápolis. A decisão de se instalar no país tem motivos sólidos. Em janeiro de 2023, o emplacamento de elétricos no Brasil cresceu 76% com relação ao ano anterior.

Esse avanço é profundamente respaldado pelos avanços na tecnologia. Automóveis híbridos não são novidade na história. O primeiro deles, o Lohner-Porsche Semper Vivus, foi criado na Alemanha em 1901, e funcionava com dois pequenos motores a combustão (geradores) e motores instalados nas rodas dianteiras.

Quase 100 anos depois, em 1997, a japonesa Toyota lançou aquele que seria o maior propulsor do mercado de veículos híbridos, o Toyota Prius. Hoje, a Toyota, com mais de 44 modelos eletrificados, já vendeu mais de 17 milhões de veículos híbridos ao redor do mundo.

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