NO está na elite do ranking de saneamento e lixo na RMC
Dados divulgados agora pelo IBGE são de 2022, mas desde então melhorias avançaram ainda mais
Compartilhe nas redes sociais

Os dados que acabam de ser divulgados sobre Saneamento Básico dos Município Brasileiros do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) comprovam que Nova Odessa continua fazendo parte do seleto grupo de cidades na “elite” nacional do atendimento pelas redes de água e esgoto tratados e coleta domiciliar de lixo doméstico.

A cidade conhecida oficialmente como “Paraíso do Verde” aparece em 5º lugar dentre os 20 municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) no quesito “Ligação à Rede de Água Tratada”, com 98,09% de atendimento, percentual que subiu desde a apuração pelo IBGE.

Já quanto às “Ligações à Rede de Esgoto”, nada menos que 97,96% dos imóveis de Nova Odessa são atendidos (número que também deve aumentar nos próximos meses). Neste item, Nova Odessa é a 3ª melhor cidade da RMC.

Por fim, 96,54% dos imóveis são atendidos pelo Serviço de Coleta de Lixo Domiciliar em Nova Odessa, o que coloca a cidade em 2º lugar no ranking da RMC neste quesito, demonstra o IBGE. As informações são da divulgação “Censo 2022: Características dos domicílios – Resultados do universo”, disponível no site do Instituto.

 “Todos esses resultados só são possíveis por causa do trabalho de quase 50 anos da Coden Ambiental em Nova Odessa. A empresa municipal sempre teve dirigentes comprometidos com o desenvolvimento e com o meio ambiente da nossa cidade, e uma equipe muito eficiente e dedicada, a quem só temos que agradecer por esses resultados no Censo”, comentou o prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho.

 De forma geral, a maioria das cidades da RMC tem percentuais que podem ser considerados positivos nos três rankings. Segundo o IBGE, 82,89% das moradias ocupadas são abastecidas pela rede de água encanada no Brasil. Apenas 62,5% da população do Brasil como um todo morava em domicílios conectados à rede de coleta de esgoto, e 90,9% da população contava com Coleta de Lixo domiciliar em 2022.


NO PÓS-ANHANGUERA

Desde junho do ano passado (logo após a conclusão do Censo 2022), 100% da população de Nova Odessa (estimada em 62 mil habitantes) passou a ser atendida pela Coden Ambiental com água tratada – e considerada uma das melhores da região. Até então, esse percentual era de 98,09%, mas a inauguração da ETA (Estação de Tratamento de Água) 2 Santo Ângelo e das obras que levaram água tratada encanada aos bairros do Pós-Anhanguera, em fevereiro de 2023, garantiram a Nova Odessa a universalização do serviço.

Apenas na instalação da rede de abastecimento subterrânea do Pós-Anhanguera, a Coden investiu R$ 3,5 milhões. As ligações não tiveram custo para os cerca de 470 proprietários de chácaras do bairro. A obra incluiu um novo reservatório metálico de 700 metros cúbicos, 2,5 mil metros de adutora, 11 mil metros de rede e os hidrômetros em 470 lotes.


REFERÊNCIA

Nova Odessa é considerada também referência em tratamento de esgoto. Atualmente, 96% da população é atendida por uma rede coletora com mais de 279 Km de extensão, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo. É o maior percentual dentre todas as cidades da bacia do Ribeirão Quilombo.

Inaugurada no final de 2012 e ampliada posteriormente, a ETE Quilombo opera com 4 reatores Biopaq Ubox, de tecnologia holandesa, para o tratamento de até 110 litros de resíduos por segundo, resultando numa capacidade para atender 80 mil habitantes –número superior à população de Nova Odessa, de 62 mil pessoas.

E o percentual de coleta e tratamento de esgoto apontado no Censo do IBGE para a cidade vai aumentar em breve: no final de 2023, a Coden concluiu a implantação de rede coletora de esgoto na Estrada Municipal Eduardo Karklis, num trecho remanescente entre a avenida Rodolfo Kivitz e a subestação de energia da CPFL.

Recentemente a Coden anunciou a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto no bairro de chácaras Bosque dos Eucaliptos, com capacidade de coleta de até 46,8 metros cúbicos de resíduos sólidos por hora. A nova Elevatória atende a uma reivindicação antiga de aproximadamente 300 moradores, de 61 chácaras.

Powered by Froala Editor