Encontro de amantes do rock reúne centenas no Centro de Americana
Amigos da Heavy Metal Rock retorna no pós-pandemia em frente à loja que é um símbolo nacional no ramo
Compartilhe nas redes sociais

Mais de 300 pessoas, novos e antigos amantes do heavy metal e do rock, se reuniram neste mês de setembro em pleno centro de Americana para comemorar, entre outras coisas, os 40 anos da Heavy Metal Rock, uma das lojas mais simbólicas do ramo e que é conhecida e reconhecida em todo o Brasil e no exterior devido ao seu selo musical que já lançou centenas de discos e revelou bandas que se tornaram famosas e atuam até hoje.

O Encontro de Amigos da Heavy Metal Rock, que chegou este ano em sua quarta edição, foi iniciado em 2017, rolou também nos dois anos seguintes, acabou suspenso durante a pandemia e foi retomado agora, juntamente com a comemoração dos 40 anos da loja. E sempre regado por fartas barricas de chope, cerveja artesanal, espetinhos e quitutes. 

“O primeiro encontro, de 2017, foi uma surpresa. Pessoas amigas que não se viam há mais de 30 anos se reencontraram aqui. Veio muita gente de Americana, de cidades vizinhas e até de locais distantes. Amantes do rock que já haviam partilhado vários momentos no passado e se reencontraram aqui. E isso ao lado de muita gente nova que também está sempre com a gentes nestes últimos anos. Foi um imenso prazer”, relata Wilton Christiano, proprietário da loja e do selo e promoter de shows e eventos que já rodaram pelos vários cantos do Brasil. 

A Heavy Metal Rock é indicada hoje como a loja do ramo que tem o maior tempo de vida no Brasil. Algumas surgiram antes, mas já fecharam as portas há tempos. Outras ainda estão vivas, mas abriram bem depois. Há quem diga que ela é também a loja com mais tempo de vida da América Latina. “Mas isso eu não sei se é mesmo. Do Brasil, sim!, mas da América Latina não tenho como confirmar”, diz Wilton.


SUCESSOS 

O selo, que leva o nome da loja - Heavy Metal Rock Record -, já lançou centenas de discos e artistas novos, de forma independente ou em parceria com outros selos e gravadoras. 

O primeiro lançamento ocorreu em 1985 com a banda Vulcano, da cidade de Santos, e que permanece em atividade até hoje. O disco foi gravado ao vivo na Praça de Esportes Luiz Meneghel, em Americana, em show produzido pelo próprio Wilton. O disco foi o primeiro de banda pesada gravada ao vivo no Brasil e na América Latina.

34 anos depois, a Vulcano voltou a tocar na região, na casa No Canto, em Nova Odessa, em show também produzido pela Heavy Metal Rock Record, durante o qual foi gravado um novo CD duplo, que rapidamente esgotou.

Após isso, vieram centenas de novos artistas e bandas, como o exímio guitarrista Jaeder Menossi que hoje se apresenta pelo Brasil e em outros países; além de Marenna, Napal Death, Daisy Down e muitos outros. 


Powered by Froala Editor