Thiago Martins faz biênio inovador à frente da Câmara
Além da mudança para a nova sede, a Câmara adotou uma série de ações de modernização, transparência e revisão de contratos
Compartilhe nas redes sociais

O biênio 2021-2022 com Thiago Martins (PV) à frente da Presidência da Câmara Municipal de Americana foi marcado por grandes realizações, sendo a mais relevante a mudança da sede do legislativo.

Após quatorze anos instalada no prédio do antigo colégio Divino Salvador, no Jardim Girassol, a Câmara que enfrentava graves problemas estruturais, goteiras, falta de suporte elétrico e acessibilidade plena, está agora sediada em um edifício de 3.800 m² localizado na Avenida Monsenhor Bruno Nardini. 

O novo prédio tem dois andares, instalações modernas, Wi-Fi gratuito para visitantes, acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. É a primeira Câmara Municipal do Estado de São Paulo com vagas exclusivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), possui fácil acesso de carro e transporte público, além bicicletários, incentivando os meios de transporte alternativos. O novo contrato de locação resultou em uma economia de mais de R$ 200 mil reais por ano.

Além da mudança para a nova sede, sob a gestão de Martins, a Câmara adotou uma série de ações de modernização, transparência e revisão de contratos com fornecedores, com foco na economia de recursos públicos, provendo uma economia recorde, com marca que ultrapassa R$ 8 milhões. A maior devolução de duodécimo da história proporcionou à Prefeitura investir o valor em áreas importantes, como saúde e meio ambiente.

A adoção do processo legislativo digital viabilizou mais agilidade na tramitação dos processos internos e redução do consumo de papel. Aliada à digitalização de todos os processos, a tramitação online trouxe eficiência e modernidade para o trabalho legislativo.

Reafirmando o compromisso de aproximar a população da Casa de Leis, com o aplicativo oficial o cidadão pode acessar gratuitamente informações atualizadas sobre a cidade, consultar as votações das sessões e entrar em contato com os vereadores. Com o Banco de Ideias, as sugestões da comunidade podem se tornar lei. Já com o novo Portal da Transparência, a população tem acesso fácil a dados públicos, além da implantação da Ouvidoria que garante um canal direto de comunicação com o legislativo. As atitudes demonstram seriedade e respeito ao erário e ao slogan da Casa Legislativa: A voz do Povo é Lei. 


PAÇO 15 DE JANEIRO

A nova sede recebeu a denominação de “Paço 15 de Janeiro”, em homenagem à primeira sessão realizada na história do Poder Legislativo municipal, ocorrida em 15 de janeiro de 1925. Além de homenagear a data com a denominação, a Câmara passa a expor na recepção de sua nova sede o livro ata da primeira sessão para que toda a população possa conhecer e relembrar um pouco mais desse capítulo da história do município. O livro, guardado há 97 anos no Arquivo Histórico do Legislativo, será exposto publicamente pela primeira vez.

“Essa data está marcada na história de Americana e da Câmara Municipal. Foi lá onde tudo começou, com a eleição dos primeiros vereadores e do primeiro prefeito, quando Americana dava os primeiros passos enquanto cidade emancipada. Por tudo isso, nada mais justo que nomear a sede da Câmara em homenagem ao primeiro capítulo dessa rica história”, disse Thiago Martins.

Powered by Froala Editor