Somadas, as cinco principais represas voltadas ao abastecimento de água de Nova Odessa se aproximavam, no último dia 16/01/2023, do nível máximo de reservação atingido em 2022 – e com grandes possibilidades de continuarem “enchendo” na atual estação chuvosa, que termina em março. O índice geral das represas Recanto 1, 2 e 3 e das represas Lopes 1 e 2 já é de 83%. E o Sistema Recanto já atingiu os 100% na mesma data.
Na melhor medição do ano passado, em março, os dois sistemas tinham somados 86,7% da sua capacidade máxima. Outra comparação positiva para o atual cenário: em 1º de janeiro de 2022, as represas estavam com 51,8% de água; na mesma data de 2023, eram 60,7%. As informações são da Coden Ambiental, empresa municipal responsável pelo sistema.
Segundo a companhia de água da cidade, além das chuvas constantes de dezembro e janeiro, pesam a favor da maior segurança hídrica de Nova Odessa neste ano algumas das ações tomadas em 2021 e 2022, durante a gestão do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, e da atual direção da Coden.
“Estamos em situação bem melhor que no mesmo período de 2021 e 2022. Tivemos um período de boas chuvas, mas também licenciamos e melhoramos a captação e adução na bacia do Córrego Palmital, que pôde ser utilizada durante todo o ano passado. Isso também gerou um reflexo positivo nos volumes. E nosso histórico mostra que os níveis continuam subindo até o final de março, início de abril”, explicou o diretor técnico da Coden, Rean Gustavo Sobrinho.
Para o engenheiro, se o Sistema Lopes também atingir os 100% de capacidade até março, o abastecimento de água em Nova Odessa estará garantido ao longo do próximo inverno, período de seca em que os níveis dos reservatórios costumam cair drasticamente.
Também foi promovido pela Coden, durante 2022, o desassoreamento da Represa Lopes 1 e a limpeza das macrófitas e algas da Represa Recanto 1 – onde estão as duas principais captações de água bruta da cidade –, além da limpeza do trecho novaodessense da Represa do Salto Grande, próximo à Captação da Represa Santo Angelo. “Todas essas medidas também ajudaram a melhorar a capacidade das nossas represas”, acrescentou Sobrinho.
NOVA REPRESA
Por fim, o prefeito Leitinho e o diretor-presidente da Coden Ambiental, Elsio Alvaro Boccaletto, lembraram que a atual gestão municipal está em fase de viabilização da construção de uma nova represa para abastecimento de Nova Odessa, a Recanto 4 – a 1ª nova represa municipal em mais de 30 anos, garantindo a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável da cidade pelas próximas décadas. A nova represa deve aumentar a capacidade de reservação de água bruta em cerca de 10%, segundo os estudos preliminares.
Atualmente, para atender uma população estimada em 61 mil habitantes, a Coden conta com um sistema de captação formado por cinco represas principais – Recanto 1, 2 e 3 e Lopes 1 e 2 –, de onde são retirados até 19 milhões de litros de água por dia, mais o “reforço” da Captação do Córrego Palmital e, em breve, da ETA (Estação de Tratamento de Água) 2, na Represa Santo Angelo, um “braço” da Represa do Salto Grande.
Powered by Froala Editor
Powered by Froala Editor