Inverno exige ar-condicionado limpo
Condições climáticas e permanência em ambientes fechados aumenta riscos de doenças respiratórias
Compartilhe nas redes sociais

A limpeza de ar-condicionado é fundamental no inverno, embora nem todos que os utilizem, seja em casa, no escritório ou no carro, tenham consciência de sua importância. Os especialistas advertem que durante o inverno os cuidados com a limpeza do ar condicionado devem ser redobrados.


Além dos problemas de saúde, a função quente do aparelho, se não estiver higienizado, tende a exalar cheiros fortes e desagradáveis no ambiente. Mesmo para quem usa pouco essa função, o inverno também é ideal para realizar a manutenção preventiva do equipamento, uma vez que no verão a demanda por profissionais é maior e os preços costumam ser mais altos.


O menor tempo de uso também favorece a multiplicação de microrganismos prejudiciais à saúde no interior dos aparelhos. E sem contar que aparelhos não higienizados corretamente, além dos problemas que pode causar à saúde, ainda têm um desgaste maior de peças e, portanto, um custo de manutenção mais alto e uma vida útil reduzida


Carpetes e tapetes também precisam cuidados


Os tapetes, carpetes e cortinas também exigem cuidados especiais no inverno. Além das pessoas sempre ficarem mais tempo em casa nos dias frios, vivemos um momento, em tempos de pandemia da Covid-19, que nos obriga a permanecer em isolamento social, sempre que possível.


Carpetes, tapetes e cortinas são sempre abrigos para alguns tipos de microrganismos que se reproduzem bastante nas condições climáticas e de vida no inverno e que podem ser muito prejudiciais à saúde.


A limpeza constante, principalmente quando feita por especialistas, também prolonga a durabilidade das peças, pois impede que sofram danos, e mantém a aparência de que estão sempre novas.


Microrganismos e doenças em tempo frio e seco

Com a queda da umidade relativa do ar e as reduções bruscas de temperatura no inverno, há um grande grupo de microrganismos que se reproduz com mais facilidade, muitos deles causadores de problemas respiratórios como gripe, rinite, pneumonia e resfriados, entre outros. Além disso, a tendência é que as pessoas permaneçam mais tempo em ambientes fechados. E tanto aparelhos de ar-condicionado como carpetes e tapetes são ideais para a reprodução desses agentes, daí a importância de serem sempre higienizados.

Powered by Froala Editor