Ação integrada entre secretarias e evita danos graves em Americana
Coleta seletiva, limpeza pública, ações preventivas e educação ambiental foram fundamentais para evitar danos
Compartilhe nas redes sociais

Uma ação conjunta deflagrada pela Prefeitura de Americana a qual teve a participação das secretarias de Meio Ambiente e Educação, além da Defesa Civil, evitou danos maiores na cidade com as fortes chuvas que caíram no município desde o início do verão.


Segundo a administração, várias frentes de trabalho como coleta seletiva, vistorias em prédios de risco e intensificação da educação ambiental na rede municipal são fatores que evitaram maiores danos até o momento.


“Americana tem se mostrado uma cidade resiliente, mesmo no cenário de chuvas intensas que estamos enfrentando. Isso é resultado de um trabalho amplo, em várias frentes, envolvendo o Meio Ambiente e outras secretarias. Nosso foco é manter essa atuação, fortalecendo os trabalhos que já estão sendo bem executados”, afirma o prefeito Chico Sardelli (PV).


EDUCAÇÃO

 O prefeito explica ainda que as ações de educação ambiental diminuíram a quantidade de lixo nas ruas e, consequentemente, teve influência direta na diminuição de ocorrências relacionadas ao entupimento de bueiros.


“Temos muito orgulho do envolvimento e do resultado apresentados por nossas escolas quando o assunto é educação ambiental. A comunidade escolar realmente se engaja nas campanhas propostas, como a de arrecadação de tampinhas e lacres, e os alunos acompanham com entusiasmo a divulgação dos dados e as apresentações do nosso mascote, o Lixildo”, explica o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.


Para o secretário, a ação integrada entre as secretarias acaba causando impacto também nos pais dos alunos. “O apoio dos professores, pedagogos, coordenadores e diretores escolares é muito importante para que as ações de educação ambiental apresentadas pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com diversas instituições, reverbere entre os alunos e se torne um hábito adquirido e transmitido aos familiares. Fico muito satisfeito que as ações têm sido bem-sucedidas. O trabalho em parceria realizado com a Secretaria de Meio Ambiente e com as demais pastas da administração de Chico Sardelli é uma realidade de sucesso em Americana”, diz Ghizini.


O secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira, ressalta que o conjunto de ações evitou danos graves a cidade. “Nossa coleta seletiva, limpeza pública e, principalmente, a educação ambiental evitaram danos maiores no município. As chuvas foram intensas e nada de grave aconteceu”, afirma.


DEFESA CIVIL

Com as chuvas constantes, a equipe da Defesa Civil de Americana intensificou o trabalho de monitoramento em diversos pontos da cidade. Os locais mais vulneráveis e as áreas de riscos de alagamentos foram vistoriados diariamente, além do atendimento das demandas de quedas de árvores, entre outros serviços de prevenção e proteção à população.


“O trabalho de atendimento, vistorias em imóveis e prevenção segue em todas as regiões da cidade, visando preservar e alertar a população para este período de chuvas constantes e intensas”, disse o coordenador da Defesa Civil de Americana, João Miletta.


Powered by Froala Editor