Americana e Sumaré criam protocolos humanizados de segurança
Projetos voltados à saúde mental são instaurados em ambas as cidades para garantir segurança nas unidades de ensino
Compartilhe nas redes sociais

As prefeituras de Americana e Sumaré criaram este mês protocolos humanizados para garantir a segurança nas escolas. Em ambas as cidades, as administrações intensificaram ações voltadas à saúde mental além das medidas protocolares na área de segurança.


Em Americana, o prefeito Chico Sardelli (PV) convocou quatro psicólogos para atuar nas escolas dentro do programa intitulado Núcleo de Segurança Escolar, criado para reforçar e ampliar a segurança nas unidades escolares municipais.


“Essa contratação já estava no nosso radar e agora será realidade. Isso também foi um dos principais pontos discutidos na reunião que fizemos semana passada com as forças de segurança, judiciário, promotoria, enfim, todos destacaram que é primordial contar com os psicólogos nas escolas, então tenho certeza que será muito importante para as crianças e profissionais da educação”, explicou o prefeito.


Em Sumaré, o prefeito Luiz Dalben (Cidadania) criou um Comitê de Combate à Violência nas Escolas no qual já foram iniciadas palestras para profissionais da saúde e educação. “É um trabalho em conjunto, uma espécie de força-tarefa, que envolve várias secretarias e nossa intenção é trazer mais segurança às crianças e, sem dúvida, mais tranquilidade aos pais”, disse o prefeito.


Este mês, profissionais que atuam na rede municipal de educação participaram do ciclo de palestras para enfrentamento de situações de emergência e violência em ambiente escolar, promovido pela Secretaria de Saúde de Sumaré.


De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, Maria Luiza Sanches Stancato Rodrigues, os profissionais da Educação foram orientados a como identificar problemas que os estudantes podem apresentar. “Esse encontro foi importante porque pudemos oferecer ferramentas aos profissionais, diretores, professores e coordenadores pedagógicos para que possam lidar com situações de maneira tranquila e efetiva”, comentou.


SEGURANÇA


Em Americana foi criado o projeto de lei que institui a Diária Especial por Jornada Extraordinária da Guarda Municipal de Americana, a Deje-Gama, que busca ampliar a demanda por ações de segurança, sobretudo nas escolas.


A proposta tem o objetivo de substituir a necessidade de contratação de seguranças particulares, uma das ações propostas pelo Núcleo de Segurança Escolar. Como os membros da Guarda Municipal (vigias e patrulheiros) já possuem larga experiência e contam com a proximidade e confiança da população em geral, a criação da jornada extraordinária foi considerada mais efetiva na solução dessas questões.


Já em Sumaré, o prefeito determinou a instalação de câmeras com reconhecimento facial nas 39 escolas municipais e intensificou o controle de acesso nas unidades. Além disso, a prefeitura vai instalar cercas elétricas e detectores de metais. Outra medida importante foi a priorização da ronda escolar e a incorporação de mais nove viaturas na Guarda Municipal, das quais seis já estão em uso pela corporação.


Nova Odessa lança força-tarefa

Em Nova Odessa, o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD) determinou que a Guarda Civil Municipal coloque em prática uma força-tarefa de policiamento ostensivo preventivo nas 25 unidades da Rede Municipal de Ensino. Segundo o secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti, e o comandante da corporação, Luciel de Oliveira, a operação envolve as duas equipes do Programa “Anjos da Escola” e o efetivo operacional da corporação.


“Após a reunião do prefeito com o comando da Guarda, foi determinado pelo prefeito que providenciássemos uma logística para reforçar essa cobertura nas escolas municipais, que já foi deflagrada. São missões ope[1]racionais dessa força-tarefa fazer o controle de todo o perímetro escolar, fazer contato com dirigentes, professores, funcionários e alunos da escola, fazer a ronda interna, verificar e indicar possíveis pontos vulneráveis e assim por diante”, explicou Luciel.


A cidade foi “dividida” em três setores, de forma que esse efetivo diurno “ampliado” da GCM de Nova Odessa está visitando todas as creches e escolas públicas municipais diariamente fazendo a ronda interna e externa deslocando-se para a próxima unidade escolar a cada 20 minutos aproximadamente. “Essa operação começou às 6h da segunda-feira e não tem data para terminar”, completou o secretário Carlos Fanti.


As equipes já estão conversando e cadastrando os números de telefone de diretores, vice-diretores e coordenadores escolares da Rede Municipal para que eles tenham acesso ao aplicativo do botão de pânico da Guarda Civil. “Basta agora que os gestores baixem o aplicativo em seus celulares. Se acionado, o botão ‘toca’ diretamente na Central Operacional da GCM. O aplicativo não teve custo algum para o Município”, ressaltou Luciel.


Santa Bárbara investe em capacitação


O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan (MDB) participou este mês de uma reunião na Secretaria de Educação para reiterar as medidas de segurança realizadas nas escolas, além do treinamento com os dirigentes de todas as escolas municipais para a utilização do botão de emergência, que está em implantação.


O encontro contou também com as presenças da secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, do secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi, representantes da Guarda Municipal, gestores das escolas públicas, conveniadas e particulares, além de representantes do Poder Legislativo, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Conselho Tutelar e sindicatos.


O evento também teve como objetivo reafirmar o compromisso do poder público e dos gestores escolares, na união e busca de estratégias para garantir a segurança, além de reforçar as ações já deliberadas pela Administração Municipal. Dentre as medidas já adotadas estão a intensificação diária da Ronda Escolar por meio da Guarda Municipal, vistoria em todas as unidades para o mapeamento de novos medidas de segurança, implantação do serviço de inteligência com botão emergencial interligado diretamente à central da Guarda Municipal, ampliação do sistema de videomonitoramento em pontos estratégicos identificados pelo serviço de inteligência da Guarda Municipal, contratação de novos vigilantes para as unidades escolares, revisão do Protocolo de Segurança Municipal, além da capacitação e treinamento dos gestores escolares.


Para as escolas, as orientações referem-se à intensificação de ações já existentes como verificação dos acessos da unidade escolar, identificação das pessoas que entram no ambiente escolar, atenção redobrada às atividades em ambientes externos e acolhimento dos profissionais da Guarda Municipal presentes na escola. Também foram reforçadas medidas que as unidades escolares propagarão para as famílias dos alunos como verificar redes sociais, círculo de amizades, mudanças de comportamento e a importância do diálogo e da proximidade com os filhos para o fortalecimento de valores, respeito e empatia com o próximo e a necessária parceria entre escola e família. A Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d´Oeste atende mais de 16 mil alunos entre bebês, crianças, jovens e adultos em 56 unidades escolares.

Powered by Froala Editor

Powered by Froala Editor