Energia solar avança em ritmo acelerado no Brasil e no mundo
A utilização da energia solar na geração de eletricidade, além de econômica, é uma urgência planetária
Compartilhe nas redes sociais

A utilização da energia fotovoltaica, ou energia solar, avança a passos largos no Brasil e no mundo, e as causas para isso são muitas. Entre elas, a necessidade urgente da humanidade de buscar fontes limpas e renováveis de energia para enfrentar a iminência do aquecimento global.

Dados computados pela Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) informam que, entre janeiro e dezembro de 2022, a capacidade de energia solar cresceu mais de 60% no Brasil, saltando de 14,2 GW para 23 GW. E continua em franco crescimento em 2023, afinal o Brasil é considerado como o país com a maior capacidade de geração deste tipo de energia no mundo. 

A expectativa é de um aumento de mais de 42% da energia solar instalada, ao longo de 2023. E esse aumento está longe de ser alavancado pelas usinas de grande porte, mas se ancora principalmente na chamada geração distribuída, ou seja, empresas, comércios e residências, que já são responsáveis por nada menos que 16 GW do total da energia solar instalada no país. 

A avaliação é de que, do total de 34 GW previstos para estarem instalados no final deste ano, 21 GW serão gerados pelos médios e pequenos sistemas, como residências, pequenos negócios, prédios públicos e propriedades rurais. Com investimentos estimados pela Absolar em R$ 50 bilhões, esse avanço deverá gerar cerca de 300 mil novos empregos.


AS VANTAGENS

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) contabiliza que cerca de 14% dos pequenos negócios em funcionamento no país já utilizam a energia solar como investimento. Além de propiciar economia na conta de luz em qté 40%, esse número mostra, na análise do Sebrae, que a implantação da energia solar já passou de ser uma simples tendência e representa também uma preocupação inserida na gestão dos pequenos negócios.

E isso não só pela economia e redução de custos que proporciona, mas também por ser um instrumento importante no conceito de sustentabilidade ambiental. E há, na avalição do Sebrae, uma pressão cada vez maior de consumidores para a sustentabilidade, eles que estão muito mais atentos hoje à necessidade de práticas sociais e ambientais corretas por parte das empresas.  

Além de ser uma fonte de energia sustentável, a geração solar de eletricidade é essencial para a economia no futuro. Com longa vida útil e mínimo custo de manutenção, é o investimento ideal também para quem quer valorizar o próprio imóvel. Em alguns tipos de imóveis, a instalação da geração solar permite uma valorização de até 30% no valor final.

A vantagem adicional é que, com os investimentos que estão sendo feitos neste segmento no país, os avanços da tecnologia na área estão barateando cada vez mais os aparelhos e equipamentos fotovoltaicos, tornando-o cada vez mais versáteis e duradouros.

Powered by Froala Editor

Powered by Froala Editor