Consimares tem contas de 2023 aprovadas pelo Conselho Fiscal
Recursos são originados dos municípios de forma proporcional à geração de resíduos sólidos residenciais
Compartilhe nas redes sociais

O Conselho Fiscal do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) aprovou por unanimidade, neste mês, as atividades financeiras do Consórcio referentes ao exercício de 2023. A reunião ocorreu na sede do Consimares, em Nova Odessa.

De acordo com o economista Fabio Orsi, secretário executivo do Consórcio, os membros do Conselho concluíram “que os documentos analisados refletem adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a situação patrimonial, financeira e de gestão do Consimares”. 

No parecer, o grupo fiscalizador também se posicionou favorável à proposta de contrato de rateio e orçamentária para o exercício de 2024. O valor do contrato de rateio é definido de forma proporcional à geração de resíduos sólidos residenciais de cada município. O recurso arrecadado é utilizado para cobrir as despesas do Consimares durante o ano.

A função do Conselho Fiscal - formado por sete vereadores, um de cada município consorciado - é fiscalizar todas as movimentações financeiras do Consimares. 

O Conselho analisa, periodicamente, relatórios de atividades do Consórcio, balanço patrimonial e demonstrações contábeis. Atualmente, o presidente do Conselho é o vereador de Nova Odessa, Elvis Garcia, o Pelé. 


15 ANOS

Em 15 anos de atuação, o Consórcio se orgulha por ter todas as contas aprovadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). Graças à gestão financeira eficiente e o olhar rigoroso do Conselho Fiscal.

De acordo com presidente do Consimares e prefeito de Elias Fausto, Mauricio Baroni, a aprovação das contas do exercício de 2023 pelo Conselho Fiscal é resultado do cuidado permanente que o Consórcio tem com os recursos públicos. “Trabalhamos com total transparência e zelo para uma gestão fiscal eficiente, seguindo rigorosamente as normas da Lei de Responsabilidade Fiscal”, assinalou Baroni.

O Consimares foi fundado em 2009 para auxiliar os municípios na gestão integrada dos resíduos urbanos por meio de novas diretrizes, normas e arranjos administrativos, com ênfase na inclusão socioeconômica e ambiental dos profissionais da reciclagem.

Nasceu da preocupação conjunta dos municípios na busca de uma tecnologia para destinação final ambientalmente correta e tratamento dos resíduos em substituição aos aterros sanitários.

É formado por sete municípios: Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste de Sumaré. O território, com população de quase 1 milhão de habitantes, produz 700 toneladas de resíduos por dia. 

Powered by Froala Editor