Almanaque 60+: em busca da maturidade longa e saudável
Compartilhe nas redes sociais

Artigo 

Por Orestes Camargo Neves

Nascer é uma possibilidade. Viver é um risco. 

Envelhecer é um privilégio!” Mário Quintana


É com essa frase que o projeto Almanaque 60+, quer ser conhecido e reconhecido! Trata-se de um canal de Youtube direcionado ao público 60+ e a todos que se interessam pelo tema da maturidade longa e saudável. Também está presente em outras redes sociais, como o Instagram, o Facebook e um site. O canal aborda temas de interesse e relevância para as pessoas nascidas antes dos anos 1960 e que pretendem ter muita saúde física e mental pela frente! 

O Canal Almanaque 60+ traz entrevistados, de diferentes áreas de atuação e cheios de histórias para contar, pois se faz necessário registrar histórias de vida interessantes e importantes que correm o risco de se perder! Histórias de vida inspiradoras que resgatam exemplos, fatos e versões para as novas gerações.

Por outro lado, o canal quer colocar em pauta o tema do aumento da longevidadeno momento em que ocorre uma transformação silenciosa no Brasil e no mundo!  Ao mesmo tempo em que a natalidade está em queda, o Brasil tem tido um crescimento percentual significativo de cidadãos com mais de 60 anos, em relação às demais faixas etárias, maior que a média mundial e maior que a de muitos países do norte da Europa! 

Embora, isso possa parecer um avanço social e sanitário, não deixa de ser preocupante, pois não há sinais de que o país, os estados e os nossos municípios estejam minimamente preparados para tal! Isso, sem falar da Previdência Social, do SUS e até dos planos de saúde privados. A área de turbulência está pouco e temos que enfrentá-la e nos preparar para uma aterrisagem sob controle...

Outra questão é o etarismo, que se caracteriza por qualquer tipo de discriminação que se manifeste através de diferentes maneiras de abordagem aos idosos, através de piadas que os desmereçam, na infantilização ou qualquer atitude de exclusão! Assim como outras minorias se impuseram e conseguiram amparo legal e social, cabe um movimento de conscientização da questão, inclusive da própria população 60+! Recado ao público “60 menos”: a velhice é o destino da imensa maioria!

Por fim, temos um grande problema que é a inadequação de nossas cidades para atender o bem-estar do crescente contingente de idosos! Temos que cuidar da adequação da mobilidade e do mobiliário urbanos, tendo como foco principal a população idosa, pois qualquer intervenção que melhore as condições para os mais velhos, também servirá para os demais grupos etários!  

O Almanaque 60+ se propõe a ser um fórum de discussão sobre as consequências do aumento da longevidade para os municípios e para o Brasil, apontando os problemas e procurando soluções, resgatando a história para que sejam aproveitadas as boas experiências e descartadas as más! O Brasil, que foi, um dia, projetado como “o país do futuro”, tem que se apressar para não ser lembrado, ironicamente, como o “ país do passado”...


---------------------------------------

ORESTES CAMARGO NEVES, 70, tem longa experiência nos setores público e privado.

SERVIÇO

https://www.youtube.com/@Almanaque60mais

https://instagram.com/almanaque 60

https://www.facebook.com/almanaque60mais

www.almanaque60mais.com.br


Powered by Froala Editor