Ecopontos garantem cidade mais limpa e sustentável
Meio ambiente deflagra campanhas por descarte correto de materiais inservíveis e lança incentivo para população separar resíduos recicláveis
Compartilhe nas redes sociais

A campanha “Utilize os Ecopontos” é uma das importantes metas de sustentabilidade divulgadas no guia “22 Metas para um 2022 mais Sustentável”, elaborado pela SMA (Secretaria de Meio Ambiente) da Prefeitura de Americana. Para o descarte correto de materiais inservíveis, o município oferece à população nove ecopontos em várias regiões da cidade.

O descarte nos ecopontos, além de preservar o meio ambiente, mantém a cidade limpa e livre de insetos transmissores de doenças e animais peçonhetos, contribuindo assim para o conjunto da saúde pública.

Podem ser descartados nos ecopontos os resíduos de construção civil (entulho, tijolo, azulejos), resíduos volumosos (mesa, cadeira, sofá, guarda-roupa, colchão e madeiras), restos de podas de árvore, entre outros. O limite diário de entrega de materiais nos ecopontos é de 1m³ (metro cúbico) por pessoa.

OS LOCAIS

Os ecopontos estão localizados nas regiões do Jardim dos Lírios/Vila Mathiensen (Rua Siriemas, 500, próximo à Garagem Municipal), Jardim Bertoni (Avenida Roma, 4.483, esquina com Rua Madri), Jardim da Paz (Rua Estevão Carlos Vicentini, 175, no Residencial Dona Rosa), Antônio Zanaga (Rua Rayon Viscose, 209, Distrito Industrial), Praia Azul/Jardim da Mata (Rua dos Pinhais, 61, esquina com a Rua Pantanal), Catharina Zanaga (Rua Carmine Feola, 1.327), Nova Carioba (Rua José Nicoletti, 110) e Werner Plaas/Machadinho (Rua do Mecânico, 45) e Jardim Guanabara (Rua Castelo, 225).

As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Aos sábados, das 8h às 17h e, aos domingos e feriados, das 8h às 12h.

22 METAS

As 22 metas de sustentabilidade, propostas pela SMA, abordam os temas: Plante e cuide de uma árvore, Cultive plantas, tenha um jardim; Contemple a Natureza; Pratique a doação; Pratique os 5 Rs; Utilize os Ecopontos; Utilize sacolas retornáveis; Diminua o uso de descartáveis; Diga não ao desperdício de alimentos; Prefira alimentos Orgânicos; Estabeleça o dia sem carne; Seja voluntário ambiental; Seja parceiro da fiscalização; Denuncie maus tratos de animais; Pratique os 17 ODS; Reduza o consumo de água e energia; Use corretamente o sistema de esgoto; Consuma de produtores locais; Compre madeira legal; Implante, na construção ou reforma, itens de sustentabilidade; Prefira deslocamento urbano sustentável; e Divulgue o Calendário ambiental e dicas diárias.

Utilizar os ecopontos é prerrogativa dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), mais especificamente dos ODS 11 (consumo e produção responsáveis) e ODS 12 (cidades e comunidades sustentáveis).


Coleta seletiva gera renda e preserva aterro

A SMA (Secretaria de Meio Ambiente) também iniciou, neste mês de janeiro, divulgação de informações para a população sobre “Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva”, como parte do projeto “Pensar e Agir”. De acordo com cronograma de trabalho da Unidade de Educação Ambiental e Planejamento da secretaria para 2022, serão divulgados mensalmente textos educativos para a conscientização da população e comunidade escolar.

A coleta seletiva é utilizada para a separação de resíduos visando diminuir o volume produzido pelo ser humano. Ela representa a maneira ecológica mais adequada para o descarte de resíduos, evitando a poluição do solo e das águas.

É considerado como resíduo todo o descarte sólido que ainda mantém capacidade para ser reciclado ou reutilizado de alguma forma. A separação dos resíduos é feita de acordo com sua composição e origem, algo que além de diminuir o volume de lixo, diminui também a poluição ambiental e poupa recursos naturais.

Muitos resíduos são levados para os aterros sanitários, locais destinados à decomposição final de rejeitos não recicláveis. Mas os aterros possuem vida útil, ou seja, capacidade finita, esgotando-se em algum momento. Nesse caso, sempre que a vida útil de um aterro se esgota é necessário que a área seja fechada e passe por um processo de recuperação, utilizando uma nova área para o aterro. Quando a coleta seletiva é implementada, a vida útil de um aterro aumenta consideravelmente.

Como os materiais recicláveis são destinados às cooperativas, a coleta é capaz de gerar renda para parte da população vulnerável. Em Americana a coleta de recicláveis é realizada de segunda a quinta-feira, das 6h às 15h, e de sexta-feira, sábado e feriados, das 6h às 12h, em todos os bairros do município. Moradores que aderem à coleta podem receber em sua residência uma sacola retornável. Para isto, basta ligar para (19) 3475-9024 (SAC) e fazer o cadastro no programa.

Powered by Froala Editor