A Secretaria de Meio Ambiente de Americana divulgou este mês o planejamento de ações para 2022 na área ambiental. Entre as prioridades, informa a pasta, está a educação ambiental e a limpeza da Represa de Salto Grande. Em função da nova explosão de casos da Covid-19, a secretaria se viu obrigada a realizar dois planejamentos: um remoto e outro presencial.
As ações, explica a secretaria, serão desenvolvidas para todas as faixas etárias. As atividades serão conectadas aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e os projetos permeiam o olhar socioambiental e o atendimento da política municipal de educação ambiental.
Nas ações digitais, o destaque é a cartilha “22 metas para um 2022 mais sustentável”. A cartilha foi desenvolvida pela Unidade de Educação Ambiental e Planejamento e prevê atitudes práticas de sustentabilidade que todo cidadão pode adotar com pequenas mudanças diárias de hábitos. O material está disponível no site e nas redes sociais da Prefeitura de Americana. Também de forma digital, este ano foi lançado o projeto “Pensar e Agir”, no qual são desenvolvidos textos educativos por meio de um cronograma mensal de textos.
O Meio Ambiente também promoveu o calendário ambiental, no qual constam e dicas diárias de desenvolvimento sustentável, aliado ao combate as principais ocorrências ambientais do município.
O aumento de parceiros de divulgação também é uma das metas da secretaria. Para o primeiro trimestre, a secretaria vai elaborar uma cartilha em parceria com o Rotary Clube Ação.
PRESENCIAL
Dentre as ações presenciais previstas para o primeiro trimestre estão as visitas guiadas ao OMA (Observatório Municipal), as hortas urbanas e a Casa Sustentável. O setor de hortas está vinculado a pasta de Educação Ambiental e Planejamento e vai intensificar as ações de orientação.
REPRESA
A Secretaria de Meio Ambiente afirma que vai continuar com a retirada das macrófitas (aguapés) que é realizada pela CPFL Renováveis. A manutenção das Orlas da Praia Azul e dos Namorados, em parceria com as regionais da Praia Azul e Zanaga e as Secretarias de Cultura e Obras, também serão intensificadas.
A orla da Praia Azul, que passou por uma revitalização recentemente, e que teve a reforma dos banheiros, retirada das macrófitas enraizadas, colocação de barreira de contenção para evitar que as plantas aquáticas cheguem até a beira, instalação de iluminação de led por toda orla, poda das árvores, revitalização das sinalizações de trânsito com instalação de placas e pintura de solo e o mais recente, além da instalação de câmera de monitoramento, também passará por manutenção constante.
Além disso, segundo a pasta, o prefeito Chico Sardelli (PV) realiza um trabalho junto aos municípios da região, o qual visa minimizar os impactos e a poluição da Salto Grande.
Powered by Froala Editor
Powered by Froala Editor