Consimares ensina estudantes a separar e reaproveitar resíduos
Alunos de escola municipal aprendem, na prática, a transformar sobras em composto orgânico
Compartilhe nas redes sociais

Estudantes da Escola Municipal Aparecida do Carmo Maschietto, em Elias Fausto, estão aprendendo que resíduos de frutas, verduras e legumes (sem condições de consumo) podem ser reaproveitados ao invés de serem jogados no lixo, cujo destino são os aterros sanitários. O trabalho de educação ambiental é graças ao projeto de compostagem do Programa Recicla Junto Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), em realização na unidade de ensino com apoio da Prefeitura, alunos, professores e da empresa Corpus de Saneamento e Obras. O projeto iniciou em Nova Odessa e vai ser estendido para todos os municípios da região.

De acordo com o presidente do Consimares e prefeito de Elias Fausto, Mauricio Baroni, cerca de 250 alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental participarão do projeto. “A educação é a força motriz para a população adquirir o hábito de reaproveitar resíduos. Os resíduos orgânicos são responsáveis por mais de 50%do volume que chega aos aterros sanitários. São toneladas e toneladas de resíduos de frutas, verduras, legumes e de poda que poderiam ser reaproveitados e transformados em composto orgânico, após o processo de compostagem. Muita gente não sabe disso, então queremos ensinar os nossos estudantes”, afirma o Baroni.


SEQUÊNCIA

Nos próximos meses, os alunos vão separar os resíduos orgânicos produzidos em suas residências e levar para a leira de compostagem, montada no pátio da escola. Serão utilizados baldinhos de cinco litros, com tampa, fornecidos pela empresa Corpus Saneamento. Esses baldinhos serão lavados e reaproveitados nas próximas etapas.

Segundo a bióloga Juliana Clauss, coordenadora do projeto, também serão reaproveitadas as sobras da merenda escolar e resíduos de podas de árvores.“Após o processo de compostagem, esses resíduos serão transformados em composto orgânico que será utilizado para melhorar a saúde do solo nas hortas da própria escola e da comunidade”, explica a bióloga.

Para fazer a separação correta dos resíduos orgânicos em casa, os alunos recebem orientação por meio de palestras educativas sobre todo o processo de compostagem. A primeira foi realizada na última quinta-feira (18/04) para um grupo de 120 estudantes e marcou o lançamento do projeto (foto).

Juliana destaca que os estudantes acompanharão todas as etapas do processo de compostagem que tem início com a montagem da leira, local onde serão dispostos os resíduos. A montagem da leira será feita de maneira estruturada com uma base de matéria vegetal seca, para a qual será utilizado resíduo da poda das árvores, triturado e seco.


PARA A REGIÃO

A primeira experiência do projeto de compostagem do Programa Recicla Junto Consimares foi realizada em Nova Odessa, ano passado, em parceria com a Prefeitura, a empresa de saneamento Coden Ambiental (que forneceu o espaço físico e a máquina para os revolvimentos) e o Supermercado Pague Menos (de onde foram recolhidas sobras de frutas, verduras e legumes sem condição de comercialização). A iniciativa sustentável gerou 5 mil quilos de composto orgânico distribuídos gratuitamente à comunidade.

O superintendente do Consimares, Mimo Ravagnani, engenheiro agrônomo especialista em gestão de resíduos, afirma que a meta é levar a experiência para os sete municípios do território Consimares (Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré).

Mimo Ravagnani destaca que os resíduos orgânicos correspondem a 57% das 700 toneladas/dia de resíduos produzidos pelos sete municípios, volume levado aos aterros sanitários. Os dados são do estudo gravimétrico realizado pelo Consimares e constam no PIGIRS (Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos). A população do território Consimares é estimada em 1 milhão de habitantes.

Powered by Froala Editor