Um grande desafio: a defesa das empresas
*Artigo
Compartilhe nas redes sociais

Artigo de Valdecir Duzzi


Um dos maiores desafios das cidades modernas é ser atrativa paras as empresas, quando possível auxiliar na ampliação delas e, talvez o mais complexo, mantê-las na cidade em meio à guerra fiscal entre municípios. Já vimos esse filme recentemente entre as conurbadas Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste. Uma “roubando” empresas da outra.

Em meio à pujança econômica da RMC (Região Metropolitana de Campinas), essa disputa é completamente normal já que, empresas bem instaladas, resultam em empregos, geração de renda e bem-estar social. 

O caso de Americana, no quesito perda de empresas, é emblemático. Unitika, Tabacow, Ficap, Polienka, Toyobo e Sucos Del Valle, só para citar algumas das gigantes que fecharam ou saíram da cidade, são exemplos do quanto um município perde quando uma empresa fecha as portas ou aporta em outra cidade. 

O poder público pode contribuir. A Câmara Municipal, como representante do povo, deve focar em debates construtivos que promovam um ambiente empresarial favorável. Evitar críticas infundadas e apoiar iniciativas que mantêm e criam empregos são fundamentais para o desenvolvimento econômico local.

A Câmara precisa ser mais ativa, abordar questões cruciais para o crescimento sustentável, pleno emprego e condições das empresas ficarem na cidade com saúde financeira para, em contrapartida, investir no município. 

É hora de um debate macro, que considere o impacto econômico das decisões locais. Em uma economia nacional estagnada, é crucial adotar políticas públicas que estimulem o crescimento, proteja empregos e fortaleça as empresas e o comércio local. 

(Valdecir Duzzi é pré-candidato a vereador em Americana pelo União Brasil)

Powered by Froala Editor

Powered by Froala Editor