Americana conquista importante premiação por política ambiental
Cidade foi a primeira colocada no Estado na categoria Agricultura Urbana e Periurbana
Compartilhe nas redes sociais

Americana conquistou a primeira colocação do Prêmio "Governador André Franco Montoro", no âmbito do Programa Município VerdeAzul, na categoria Agricultura Urbana e Periurbana. O município foi o que mais se destacou em todo o Estado de São Paulo na faixa dos 100 a 500 mil habitantes.

A entrega da premiação, feita pelo governador Tarcísio de Freitas, ocorreu no dia 5 deste mês, Dia Mundial do Meio Ambiente, durante solenidade no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, onde o prefeito Chico Sardelli esteve presente acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira.
"Uma premiação muito importante para a cidade de Americana, que está fazendo a diferença nas ações para o crescimento e desenvolvimento da agricultura urbana. Retomamos as atividades na Casa da Agricultura na nossa gestão para trabalhar junto aos horticultores e produtores rurais, visando incrementar este segmento na cidade, aliado à educação ambiental. Com essa soma de esforços podemos oferecer mais qualidade de vida à população. Parabéns à Secretaria de Meio Ambiente, à Casa da Agricultura e a todos os apoiadores deste projeto", disse Chico.

Americana participou do prêmio com o projeto "Plante, Colha e Alimente Americana! Hortas Urbanas como fonte de alimento seguro, produção responsável, consumo consciente e a interface com as mudanças climáticas".

O concurso seleciona projetos de Soluções Baseadas na Natureza (SbN), desenvolvidos pelos municípios paulistas, que contribuam para a adaptação às mudanças climáticas e melhoria da qualidade de vida da população.

A premiação estabeleceu critérios considerando a Política Estadual de Mudanças Climáticas (Lei Nº 13.798/2009) e as medidas de adaptação, processo pelo qual a sociedade se ajusta ao clima e seus efeitos atuais ou previstos (IPCC, 2021).

"Em 2023, Americana obteve a pontuação inédita do Estado de São Paulo, atingindo 100 pontos com as ações ambientais no Programa Município VerdeAzul. Agora conquistou o primeiro lugar do prêmio Governador André Franco Montoro . Existe um plano de trabalho até 2030, em parceria com a CATI, para avançarmos ainda mais na questão ambiental", destacou o secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira.


PROJETO
O projeto apresentado por Americana contemplou a implantação do Centro Educativo Integrado. A revitalização da Casa da Agricultura, sede da Unidade de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Americana, foi entregue pelo prefeito Chico Sardelli em 22 de março deste ano.

O espaço proporciona a realização de projetos de educação ambiental e desenvolvimento de atividades para fomentar a agricultura no município. As melhorias foram executadas em parceria com a empresa Papirus Indústria de Papel e outros colaboradores.

O local recebeu itens de sustentabilidade, pintura em grafite educativo, coletor de resíduos, projetos solar e hidropônico, placas de identificação, meliponário (colmeia de abelhas), horta, paisagismo, entre outras benfeitorias.

A diretora de Educação Ambiental, Planejamento, Projetos e Agricultura, Kátia Birke, ressaltou a participação de Americana no Prêmio "Governador André Franco Montoro". "O projeto teve como foco a implantação do Centro Educativo Integrado de Meio Ambiente e Agricultura, que foi reinaugurado este ano com o apoio de empresas e parceiros. O projeto vencedor atendeu aos critérios para avaliação da equipe técnica estadual do programa, como amplitude do projeto, educação ambiental, governança, manutenção e monitoramento das metas. As ações implantadas ajudam a expandir a agricultura urbana, ao mesmo tempo que promovem a segurança alimentar e o enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas", explicou Kátia.

O secretário adjunto de Meio Ambiente e responsável pelo Setor de Hortas, Neto Franzatto, enfatizou as atividades junto aos agricultores da cidade. "A Secretaria de Meio Ambiente está promovendo diversas capacitações aos produtores rurais e urbanos, buscando aprimorar, incentivar e fomentar o trabalho no município. Esta conquista estimula ainda mais as ações da agricultura urbana na cidade", acrescentou Neto.

Também participaram da cerimônia de premiação o secretário de Comunicação e Tecnologia da Informação, Leon Botão, o coordenador da CATI Americana, Mauricio Santos Lima, e os diretores de Parque Ecológico, João Carlos Tancredi, de Praças e Jardins, Antonio Donizetti de Paula, e de Licenciamento Ambiental, Cícero de Jesus.

Além da empresa Papirus, colaboraram e participaram da implantação do Centro Educativo Integrado de Meio Ambiente e Agricultura as secretarias de Obras e Serviços Urbanos, de Educação, de Comunicação e Tecnologia da Informação, CATI, Comdema (Conselho Municipal da Defesa do Meio Ambiente), Vila das Abelhas, Meliponário Cheiro de Mel, Ações Sementinhas, Madenorte, Viveiro Planta e Colha, entre outros apoiadores. Participaram ainda os artistas Fernando de Oliveira Ayres, Andressa Pires, Paulo Ricardo da Silva "Medo" e Welington de Barros Pessoa-Harry.

Powered by Froala Editor

Powered by Froala Editor