No dia 27 de agosto, Americana completou 149 anos. A cidade vive um momento bastante especial com avanços significativos em diversas áreas, com destaque para a Saúde, a Educação e o Meio Ambiente.
Após um período de grandes dificuldades, quando unidades de saúde foram inclusive fechadas, e logo depois o mundo enfrentou a pandemia da Covid-19, o município vive um momento bastante diferente quando o assunto é saúde pública. Desde 2022, foram 24 obras entregues apenas nesta área, incluindo a reforma ou reabertura de dez Unidades Básicas de Saúde; duas UPAs 24h; uma nova Maternidade para o Hospital Municipal, que também ganhou reformas em diversos espaços, como a UTI Adulto e a Ala 3, além de um novo setor pós-operatório.
O prédio anexo ao HM, uma estrutura imensa e inacabada há muitos anos, recebeu obras grandiosas: a cidade ganhou ali um novo Núcleo de Especialidades e ainda a Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), permitindo que o tratamento contra o câncer voltasse a ser oferecido em Americana.
EDUCAÇÃO
Já na Educação, vem se destacando os investimentos na área da tecnologia, tanto em infraestrutura das unidades escolares, como na formação de professores e alunos. O programa Aluno Tutor em Tecnologia Google, por exemplo, implantado pela Secretaria Municipal de Educação, tem capacitado estudantes sobre as principais ferramentas do Google, permitindo que toda a comunidade escolar seja beneficiada com as facilidades tecnológicas.
Ainda nesta área, mais um motivo para comemorar: o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgaram, Neste mês de agosto, os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023, indicador que mede a qualidade da educação do Brasil.
De acordo com o ldeb, Americana alcançou 6,8 pontos nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), superando os índices nacional (6) e estadual (6,5). Nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), Americana registrou 5,9 pontos, indicador superior ao mensurado no País (5 pontos) e no estado de São Paulo (5,4).
MEIO AMBIENTE
Esse protagonismo do município também é observado quando o assunto é Meio Ambiente. Em dezembro do ano passado, Americana conquistou o primeiro lugar no ranking ambiental do PMVA (Programa Município VerdeAzul), entre as cidades com 100 e 500 mil habitantes do Estado de São Paulo. O prefeito Chico Sardelli e o secretário de Meio Ambiente do município, Fábio Renato de Oliveira, receberam a certificação do PMVA – Ciclo 2022/2023, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Tarcísio de Freitas.
O prefeito avaliou esse momento importante que o município está vivendo. “A Americana de hoje é muito diferente da cidade que assumimos em 2021. Voltamos ao lugar de destaque na saúde, na educação, na segurança e na geração de emprego. Voltamos a ser protagonistas. Ocupamos um espaço que é nosso e de onde não vamos mais sair”, afirmou.
Powered by Froala Editor
Powered by Froala Editor