ESF orienta pacientes sobre câncer de próstata e diabetes
Lema da campanha Novembro Azul de 2024 incentiva a prevenção: ‘Sou do time de quem se cuida’
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A Secretaria de Saúde, vai promoveu um mutirão de exames para homens com idade entre 40 e 65 anos. A ação aconteceu nove Unidades Básicas de Saúde e fez parte da campanha Novembro Azul, de conscientização e enfrentamento ao câncer de próstata.

Durante o mutirão foram oferecidos os seguintes serviços: aferição de pressão arterial, coleta de exames de sangue (PSA Total) e urina (Urina 1) e profilaxia e orientação em saúde bucal. As equipes de saúde também ofereceram orientações sobre planejamento familiar e encaminhamentos para vasectomia.

 "O exame de rastreamento do câncer de próstata é de fundamental importância para a prevenção da doença ", declarou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

A equipe de ESF (Estratégia Saúde da Família) da unidade do Residencial Mário Covas de Americana realizou também uma ação para orientar e conscientizar pacientes sobre a prevenção ao câncer de próstata e ao diabetes. O Novembro Azul é um movimento mundial que tem como objetivo conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

O trabalho consistiu em abordagem sobre o tema, com distribuição de material informativo, para quem aguardava consulta médica na área da recepção. O evento no Mário Covas foi coordenado pela enfermeira da unidade, Franciele Leme da Fonseca, e teve o apoio dos demais integrantes da equipe.

 "Nós falamos sobre o câncer de próstata   e o diabetes, orientando os pacientes sobre como promover os cuidados para se prevenir. Com isso, levamos a eles informações importantes para manter melhor qualidade de vida", declarou Franciele.

A Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana também agendou uma série de ações de conscientização e enfrentamento ao câncer de próstata, previstas para encerrar em 28 de novembro, relacionadas ao Novembro Azul, campanha. 


NOVEMBRO AZUL

O Novembro Azul surgiu na Austrália em 1999 e chegou ao Brasil em 2008. O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer na população masculina brasileira, atrás apenas do câncer de pulmão. Anualmente, são diagnosticados mais de 70 mil novos casos da doença no país.

A doença é pouco letal quando diagnosticada precocemente, mas como não apresenta sintomas no início, costuma ser diagnosticada quando já está em estágio muito avançado. Em cerca de 95% dos casos, os sinais só surgem quando já estão em fase avançada, dificultando significativamente a cura. Mais de 16 mil mortes são causadas pelo câncer de próstata no Brasil, todos os anos.

O Instituto Nacional do Câncer aponta que alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. “A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.”

A prevenção, portanto, é essencial para reduzir as mortes e sequelas graves que ocorrem em todo mundo. Por isso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou o 17 de novembro como o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata e, a partir de 2003, o Novembro Azul passou a ser o período de alerta para incentivar a população masculina a fazer a prevenção.

A doença é mais comum em homens a partir dos 60 anos de idade, mas os órgãos de saúde aconselham a fazer os exames preventivos anuais a partir dos 50 anos. Além do histórico familiar, outros fatores de risco são obesidade e exposição a agentes químicos cancerígenos relacionados ao trabalho.

O lema da campanha Novembro Azul 2024 é focado na prevenção: ‘Sou do time de quem se cuida’.

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