Abuso infantil é tema de rodas de conversa com estudantes
Atividades com alunos de 6°, 7° e 8° anos fazem parte das ações do ‘Maio Laranja’
Compartilhe nas redes sociais

Dentro das ações especiais do “Maio Laranja”, a Prefeitura de Nova Odessa promoveu, junto a estudantes do 6º, 7º e 8º anos, rodas de conversa que fazem parte da Campanha “Faça Bonito/2025”, que tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações foram realizadas pela equipe técnica do Creas (Centro Municipal de Referência Especializado de Assistência Social) na Escola Estadual Professora Silvânia Aparecida Santos, no Parque Triunfo.

Durante o primeiro dia de encontro, estudantes dos 6º anos assistiram a uma apresentação teórica oferecida pelos profissionais do Creas. Depois, se dividiram em grupos, responderam perguntas e debateram com os demais colegas de classe sobre o tema proposto.

De acordo com a coordenadora do Creas, Solange Paulon, “é extremamente importante trabalhar este tema com os alunos, pois é uma forma de prepará-los para possíveis futuras situações” de risco. “A proposta das rodas de conversa é justamente escutar e informar, tornando da sala de aula um ambiente de confiança e troca de experiências, para que os alunos saibam a hora certa de pedirem ajuda”, relatou a assistente social.

Para a aluna Ana Clara Santos Martins, a discussão “trouxe temas importantes”. “Hoje a gente discutiu sobre um assunto que infelizmente é muito sério, que é o abuso sexual. Aprendemos que, quando passamos por uma experiência assim, devemos tomar todas as providências para nossa segurança, como contar imediatamente para um adulto ou responsável. Não podemos guardar isso dentro de nós”, afirmou.

Para Isabele Casagrande, falar sobre o assunto “é uma forma de prevenção e proteção para as crianças e adolescentes”. “Acho muito importante compartilhar isso com todas as pessoas, para que elas estejam prevenidas. Se alguém sofrer abuso, temos que denunciar para nossos familiares, pois guardar isso pode nos afetar profundamente, até causando depressão”, concluiu.


NAS REDES

Já Nicolas da Silva comentou sobre a importância e cuidado nas redes sociais. “Aprendi sobre o que é abuso sexual e o significado de pedofilia. Precisamos ter cuidado ao falar com desconhecidos na internet, porque há pessoas que se escondem atrás de perfis falsos para se aproveitar das crianças”, concluiu o aluno. 

Powered by Froala Editor