A Secretaria de Meio Ambiente, dentro das inúmeras atividades promovidas durante o Mês do Meio Ambiente, realizou uma oficina sobre a origem do papel e temas relacionados à biodiversidade e reaproveitamento, com visita guiada à Casa da Agricultura. A ação reuniu 20 alunos da EMEI Sabiá e contou com a parceria da empresa Papirus e da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Também como parte da programação, foi concluído o curso de Compostagem em Hortas Urbanas, promovido no espaço da Associação dos Produtores Urbanos do Bairro Antônio Zanaga e Americana, localizado na região do Zanaga. A capacitação, gratuita, foi ministrada pelo gestor ambiental Jaime Marcelo de Oliveira Silva e reuniu 12 agricultores.
A iniciativa teve apoio da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), da Casa da Agricultura, do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e da Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo).
"Agradecemos a todos os parceiros nas ações realizadas em prol da sustentabilidade, da educação ambiental e da agricultura urbana no município. As atividades do Mês do Meio Ambiente buscam envolver todos os públicos para o aprendizado e a conscientização sobre as práticas sustentáveis em prol da qualidade de vida e do meio em que vivemos", destacou o secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira.
REAPROVEITAR
A importância do reaproveitamento de materiais foi tema de oficinas promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente de Americana em parceria com a Fatec (Faculdade de Tecnologia), na Casa da Agricultura. Foram realizadas duas oficinas voltadas à confecção de objetos a partir de materiais reutilizados: cachepô de macramê feito com tiras de camisetas usadas e crochê de dedo com malha reaproveitada.
O secretário Fábio Renato destacou o conjunto de atividades oferecidas durante o mês. "Programamos várias ações para envolver todos os públicos em prol do meio ambiente, da conscientização, agricultura urbana e educação ambiental", afirmou.
Segundo a diretora de Educação Ambiental, Planejamento, Projetos e Agricultura, Kátia Birke, o objetivo foi estimular a reutilização criativa de materiais. "A proposta é evitar o descarte no meio ambiente e dar novo significado aos resíduos, transformando-os em produtos úteis. É uma prática educativa, sustentável e que também promove economia", explicou.
MUITAS AÇÕES
A prefeitura promoveu ainda um amplo conjunto de ações durante o mês, entre elas, um curso aberto ao público de Arborização Urbana; plantios de mudas; entrega de troféus às escolas vencedoras da 1ª fase do 4º Campeonato de Tampinhas, Lacres e Papel Cartão; premiação dos melhores trabalhos do concurso Água, Biodiversidade e Clima; caminhadas com escolares com visita a hortas orgânicas; adoção de mudas de árvores, hortaliças e distribuição de sementes para plantio; palestras para horticultores
com o tema "Caminhos de Sucesso na Produção Sustentável de Alimentos”; entre diversas outras atividades voltadas para a população e para escolares.
Powered by Froala Editor
Powered by Froala Editor
Powered by Froala Editor