No mês em que Americana completa 147 anos (comemorado no dia 27 de agosto), a cidade comemora avanços na área ambiental e acumula alguns desafios de décadas, como é o da despoluição da Represa de Salto Grande, caso que voltou à pauta após o governador Rodrigo Garcia (PSDB) prometer uma visita técnica ao reservatório com o intuito de auxiliar na despoluição da represa.
O secretário de Meio Ambiente de Americana, Fabio Renato de Oliveira, comemora a primeira colocação do município entre as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) no programa Município Verde Azul, conquistado por Americana este mês.
Criado em 2007, o programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O Município Verde Azul estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
Na última edição do ranking, divulgado em 2020, Americana ficou na 38ª posição, com nota de 88,98. Nesta edição, que tem como base os dados coletados em 2021, a cidade recebeu nota de 90,67, subindo para a 14ª posição. O município tem a melhor avaliação da RMC e a 2ª melhor entre as 76 cidades que fazem parte da Bacia PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí).
“Tivemos uma grande conquista, avançamos no programa Município Verde Azul, ficamos na 14ª posição entre os 645 municípios do estado, aumentando a pontuação e subindo da 38ª posição no ranking de qualidade ambiental para a 14ª posição”, afirma o secretário”, comemora o secretário.
OUTROS PROJETOS
A cooperação técnica com o Instituto Biológico para trabalho de prevenção e controle da população de carrapato é outro avanço comemorado pelo secretário. “Desenvolvemos diversos cursos voltados a educadores, população em geral, voluntários, responsáveis técnicos, responsáveis por poda e arborização” ressalta Oliveira.
Os convênios com o governo do estado, entre eles a sede da Casa da Agricultura, a aquisição de equipamentos e máquinas, que proporcionou um aumento considerável da frota da Secretaria de Meio Ambiente também são avanços destacados.
DESAFIOS
Um dos principais desafios da pasta é a despoluição da Represa de Salto Grande. Este mês, o assunto voltou à tona após o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, prometer enviar técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para a realização de uma inspeção no reservatório.
Outro problema ainda sem solução é despoluição da Gruta Dainese, que também sofre com o despejo de esgoto há décadas. “Percebemos que temos muito ainda a caminhar e enfrentamos neste período vários desafios que também são comuns a grande parcela da população como a pandemia da Covid-19 e a escassez de recursos financeiros e humanos que muitas vezes dificultaram os trabalhos”, diz o secretário.
DEFESA CIVIL
Um dos grandes desafios da Defesa Civil de Americana fica por conta das queimadas em áreas de APP (Área de Proteção Permanente), segundo o diretor da pasta, João Miletta. “Americana é uma cidade tranquila para viver em relação à Defesa Civil já que não temos regiões montanhosas ou morros. Mas as queimas em áreas de proteção, principalmente neste período de seca, ainda é um grande desafio. Contamos com a colaboração da população, que vem nos ajudando muito com denúncias desse tipo de prática”, ressalta ele. O telefone de plantão para denúncias é o: (19) 99710-9242.
Powered by Froala Editor