Com o objetivo de reduzir a quantidade de CO2 no ar e outros danos ambientais, foi lançado em Americana e região o movimento Carbono Social, que incentiva famílias a compostar o lixo orgânico e transformá-lo em adubo.
O movimento é organizado pela Cooperativa Habitacional Cooperteto, que já incentiva as mais de 900 famílias ligadas à entidade a realizarem a prática que vai reduzir a emissão estimada de uma tonelada de CO2 por dia. O objetivo agora é ir além e reunir o número máximo de pessoas interessadas em conhecer essa prática saudável para o planeta.
O projeto Carbono Social foi apresentado ao Governo do Estado de São Paulo como contrapartida pelos recursos necessários ao início das obras de moradias das 900 famílias. Os recursos já foram contratados com o Governo Federal há anos, mas os valores não foram atualizados pela inflação.
As famílias de baixa renda, associadas à cooperativa, não têm recursos financeiros para complementar os valores corroídos pela inflação, mas assumiram o compromisso de aprender, praticar e ensinar mais pessoas a realizarem a compostagem domiciliar do lixo orgânico.
IMPORTÂNCIA
Autor dessa proposta, o arquiteto Marco Antonio Alves Jorge, o Kim, que trabalha com habitação social e defensor do meio ambiente foi um dos primeiros adeptos ao Carbono Social. Ele afirma que já composta o lixo orgânico produzido em sua casa e fala da importância desse movimento para o planeta como um todo. “A gente sabe que os gases metano e CO2 são os principais responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera. Quando reunimos pessoas nessa prática individual e computamos o resultado, percebemos que é possível gerar créditos de carbono que os países da Europa estão pagando por isso. Que esse pagamento venha para o governo investir nos projetos de habitação social com compromisso ambiental”, enfatiza.
Os interessados em participar do movimento Carbono Social podem preencher o formulário disponibilizado pela Cooperteto. A partir disso, a própria cooperativa se dispõe contabilizar o número de adeptos e fornecer informações e conteúdos sobre o tema.
Powered by Froala Editor