Nova contaminação mata peixes e põe em risco águas do Jaguari
Represa do Jacutinga serve água para centenas de famílias do Pós-Represa e é lazer na região
Compartilhe nas redes sociais

Uma lagoa de mais de 70 anos, com águas de uma importante nascente do Córrego Jacutinga, na região do Pós-Represa em Americana, voltou a sofrer forte contaminação, com mortandade total de peixes, no início deste mês.

Rodeada por plantações de cana-de-açúcar da Usina Ester, a lagoa é fonte de captação da água utilizada no dia a dia por mais de uma centena de famílias do assentamento Milton Santos e do acampamento Roseli Nunes. Mais do eu isso, ela serve como área de lazer para moradores de toda a região.

Situada muito perto do ponto de desague do Córrego Jacutinga no Rio Jaguari, as águas contaminadas acabam por atingir o Rio Piracicaba. Contaminação semelhante ocorreu há poucos meses e suspeita-se que tenha sido responsável pela mortandade de peixes verificada na época no Rio Piracicaba.

A Iacia-Associação Pós-Represa, que representa mais de duas mil famílias da região, chegou a encaminhar denúncia para a Cetesb, mas até o momento nenhuma ação efetiva foi apresentada aos moradores.

Moradores ouvidos pelo Recantos da Terra relataram um cheiro forte, segundo eles parecido com caldo-de-cana apodrecido, e que durou vários dias e, até o fechamento desta edição, ainda permanecia inutilizável para o consumo.

Powered by Froala Editor