Despejo de esgoto in natura na Salto Grande chega ao MP, PF e Cetesb
Documento foi protocolado nos órgãos no início deste mês
Compartilhe nas redes sociais

O despejo de esgoto in natura na Represa de Salto Grande, em Americana, no emissário de esgoto da Estação de Tratamento da Praia Azul, na região do bairro Tancredi, é alvo do MP (Ministério Público Estadual), Polícia Federal e Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

As denúncias foram protocoladas no início do mês pelo vereador Daniel Cardoso (PDT), o Dr. Daniel. O despejo foi flagrado em expedição realizada na represa, da qual o parlamentar participou. Na ocasião, vídeos postados em redes sociais e anexados à denúncia, mostram o esgoto se espalhando pelas águas da Salto Grande, sem qualquer tratamento.

“Venho solicitar providências de caso de denúncia grave, com provas produzidas (vídeo que segue em anexo), de que o DAE (Departamento de Água e Esgoto), autarquia responsável pela rede de água e esgoto em Americana, além de lesar o consumidor que paga a taxa de água e esgoto, está produzindo graves danos ao meio ambiente”, afirma trecho da denúncia.

“O esgoto in natura está sendo despejado diretamente do emissário de esgoto da Estação de Tratamento da Praia Azul, na região do Tancredi, na Represa de Salto Grande. As consequências são graves, causam fortes impactos ambientais, além de transtornos causados a população, além da contaminação da água, a proliferação de insetos, mortandade de peixes, a produção de cianobactérias na água de abastecimento da cidade e também o mau cheiro”, relata outra parte do documento.

Ainda segundo a denúncia, tem sido cobrada a taxa de esgoto dos cidadãos americanenses, as quais deveriam servir para o custeio do tratamento do rejeito. De acordo com o documento, “o tratamento que obrigatoriamente deveria ser realizado não passa de um engano ao cidadão”.

O MP afirma que está analisando o caso e a denúncia está sob responsabilidade da promotora de Justiça, Helena Diniz Calado. A Polícia Federal não comenta denúncias ainda em análise, assim como a Cetesb. O DAE contratou uma consultoria para mapear os problemas relacionado ao esgoto na cidade (leia reportagem DAE contrata consultoria para mapear toda a rede de esgoto).

Powered by Froala Editor

Powered by Froala Editor